Portfólio Pronto EAD: A Base Nacional Comum Curricular e as Práticas Pedagógicas
Titulo do Portfólio: A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas – Semestre: 1°/2°
Curso: Licenciaturas
Disciplinas: • Didática • Pensamento Científico • Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas • Práticas Educativas em Espaços não Escolares • Psicologia da Educação e da Aprendizagem
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática:
“A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”. Escolhemos essa
temática para que você possa adquirir novos saberes docentes, visando a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas.
A escola é um espaço que oportuniza aos sujeitos acesso ao conhecimento
científico construído historicamente. A sistematização do trabalho educativo é
subsidiada pelo processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, por isso encontra-se uma sequência diádica, estruturada por meio do currículo que está alinhada às etapas de ensino da educação básica.
Para que o acesso, permanência e sucesso escolar ocorra, também é
observada a importância das políticas educacionais que possuem a finalidade de
regularizar e assegurar a organização da educação. Nesse sentido, documentos são
publicados para direcionar todas as ações, desde a manutenção do ensino até as
normativas curriculares. É nesse contexto que observamos o papel da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) que se refere a um documento de caráter normativo que apresenta as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica para que tenham seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos. Essas aprendizagens contribuirão ainda com o desenvolvimento de competências gerais que se articulam na construção de habilidades e na formação de atitudes e valores. Ao planejar suas práticas pedagógicas o professor deve levar em consideração
a realidade dos alunos, o Projeto Político Pedagógico da Instituição e os documentos norteadores para cada etapa. Espera-se que as vivências e aprendizagens propostas possam respeitar as particularidades dos alunos, estimular a participação da turma, despertar o interesse por temáticas atuais e utilizar metodologias inovadoras. A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
- Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção textual.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Na escola “Machado de Assis”, a diretora Lívia e a pedagoga Cecília estão dialogando sobre a pauta da próxima semana pedagógica da escola, em que os professores irão analisar os desafios e as possibilidades das práticas educativas. No momento da conversa, Cecília relatou para Lívia que ao acompanhar os professores ela tem percebido que eles ainda possuem dificuldades em implementar atividades pedagógicas mais dinâmicas que atendam às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Nesse instante, Lívia indica que isso deve ser trabalhado com os professores, visto que a finalidade da instituição é superar as tendências pedagógicas tradicionais e pensar em tendências que, de fato, vão ao encontro de perspectivas críticas que fazem com que os alunos atribuam sentido à realidade a partir do saber. Após várias conversas, Lívia e Cecília traçaram uma proposta e irão apresentá-la aos professores na semana pedagógica.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Lívia deu início aos trabalhos da semana pedagógica agradecendo a participação de
todos e o empenho nas práticas já desenvolvidas. A diretora relatou que os
apontamentos realizados pelos professores sobre os desafios do trabalho pedagógico e a implementação da BNCC na prática educativa foi analisada e, por esse motivo, a gestão elaborou uma proposta de atividade para ser realizada pelos professores nesse momento de formação. Nesse instante, a pedagoga Cecília fez uma breve exposição aos professores trazendo a importância da organização do trabalho pedagógico com base nas tendências progressistas, as quais veem no conhecimento a possibilidade de transformação social. Em seguida, ela indicou os benefícios das tendências libertadora, e histórico-crítica para o trabalho em sala de aula. Também foi apresentada a importância das metodologias ativas para a prática pedagógica. A pedagoga indicou que essas metodologias estão vinculadas com o uso das tecnologias e a inovação na educação. Sendo assim, observa-se o quão relevante é o papel da tecnologia para a realidade social e para os processos de ensino e aprendizagem. Os professores adoraram essa discussão, visto que as tecnologias podem atender ao que é preconizado nas tendências progressistas, no que se refere à necessidade de o conhecimento ser socializado de forma contextualizada e significativa. Por meio dessa proposta, Lívia e Cecília, apresentaram aos professores as dez competências da Base Nacional Comum
Curricular.
A partir do exposto, Lívia e Cecília pediram para os professores elaborarem uma
apresentação das posturas e propostas subsidiadas pelas tendências pedagógicas
progressistas que caminham em direção ao desenvolvimento das competências gerais indicadas na BNCC. Essa apresentação deverá ser elaborada de forma dinâmica, por meio de mídias digitais. Se vocês estivessem no lugar dos professores da Escola Machado de Assis, quais informações apontariam na apresentação?
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Tendo como base as considerações apresentadas, você deverá organizar a
produção textual, observando os seguintes itens:
1o) Realize a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você
poderá utilizar para a elaboração da produção textual, os demais materiais
disponibilizados pelas disciplinas do semestre:
Texto 1: BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Brasília. 2018. “Introdução” (da página 7 até 21)
Texto 2: APOLINÁRIO, Josimeire de Souza Lima; TARRAGÓ, Saiuri Totta; FERST,
Enia Maria. Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, mar 2021
Texto 3: SANTOS, Raquel Elisabete de Oliveira. Pedagogia histórico crítica: que
pedagogia é essa? Horizontes, v. 36, n. 2, p. 45-56, mai./ago. 2018.
Texto 4: SILVA, Aracéli Girardi da. Tendências pedagógicas: perspectivas
históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência, v. 9, n. 1, p. 97-106, jan./jun. 2018.
2o) Elabore a Introdução da produção textual. Neste tópico, você deverá redigir,
com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.
3o) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas
atividades indicadas a seguir:
- a) Construa um texto entre 3 e 5 páginas sobre: a relação entre a Base Nacional
Comum Curricular e as tendências pedagógicas. - b) Elabore uma apresentação contendo posturas e propostas que caminham em
direção ao desenvolvimento de cada uma das competências gerais indicadas na
Exemplo:
Competência 1: Estimular a pesquisa utilizando-se de diferentes meios e propor
discussões a partir de problemas sociais em evidência na atualidade (Criar outro
exemplo na elaboração da apresentação).
Essa apresentação deverá ser construída em uma mídia digital. Nossa sugestão
é o Canva, um software online de fácil acesso e autoexplicativo. Ele é
disponibilizado gratuitamente pelo site https://bit.ly/3ictWHf. As informações
poderão ser apresentadas de diversas formas: apresentação, cartaz, panfleto,
banner, tirinha, entre outros. Esses ícones são apresentados no software,
conforme print abaixo:
Você poderá elaborar em outras mídias digitais, caso preferir. Vale destacar que
os prints da apresentação das propostas deverão constar nesse item do trabalho.
4o) Para finalizar, você deverá elaborar as Considerações finais, em até uma
página para apresentar a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Importante manifestar opiniões dos integrantes do grupo, sobre o assunto trabalhado, fundamentado nas referências bibliográficas. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para o aprendizado de todos.
5o) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram
utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.
Ficou interessando no nosso conteúdo ?! Adquire já o seu portfólio.
https://portfoliosead.com.br/produtos/a-base-nacional-comum-curricular-e-as-praticas-pedagogicas/
Deixe um comentário