Portfólio Pronto EAD: Elaborar um projeto de recuperação de área degradada de uma área de mineração a céu aberto.
Titulo do Portfólio: Elaborar um projeto de recuperação de área degradada de uma área de mineração a céu aberto.
Curso: Gestão Ambiental – 3° e 4° Semestre
Disciplinas: Fundamentos da Geomorfologia e Geologia • Estatística e Indicadores Ambientais • Cartografia e Geoprocessamento Ambiental • Recuperação de Áreas Degradadas
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfólios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.
Sejam bem-vindo(a) a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como tema “Elaborar um projeto de Recuperação de Área Degradada de uma área de mineração a céu aberto”.
Próximo a região onde você mora houve, no passado, a exploração mineral para extração de rochas ornamentais que resultou em uma sensível alteração na paisagem. A extração de rochas foi importante para o desenvolvimento econômico da região, contudo, no começo da década de 1980 a atividade entrou em declínio e as atividades cessaram por volta de 1985.
Como a exploração ocorreu anterior ao Decreto Lei 97.632/1989, que determina que toda exploração mineral no Brasil deve ser precedida de um Plano de Recuperação de Área Degradada, após o fim das atividades de lavra a área simplesmente foi abandonada.
Porém, a Prefeitura Municipal passou a observar que a área, se recuperada, pode se tornar uma importante área de lazer para a população local, além de servir como polo turístico, atraindo visitantes de outras localidades. Para avaliar o potencial da área o prefeito solicitou que fosse formado um grupo interdisciplinar para elaborar um projeto de PRAD, composto por geólogo, geógrafo, engenheiro civil, biólogo e gestor ambiental, do qual você foi convidado a fazer parte.
- O trabalho será realizado individualmente.
- A produção textual é um trabalho original e, portanto, não serão aceitas cópias de outros trabalhos.
- É importante que você leia os materiais disponíveis referentes às disciplinas do semestre;
- Essa produção será realizada no modelo de um projeto de Recuperação de Área Degradada de mineração a céu aberto. Caso você opte por realizar alguma citação ou inserção de ideias de outros autores, você deverá cumprir as normas da ABNT, bem como apresentar CAPA, RESUMO, PLANO do Sistema de Gestão, REFERÊNCIAS (se for o caso).
A região onde você mora foi destaque econômico no passado devido à extração de mármore, utilizado como pedra ornamental. Contudo, os tempos de pujança da atividade mineradora se acabaram em meados da década de 1980, quando as lavras foram abandonadas por não serem mais atrativas economicamente.
Na paisagem, restaram as cicatrizes nos morros, bem como cavas e restos de rochas. Em partes da área de lavra uma vegetação escassa e arbustiva pode ser notada, mas a área, em si, não apresenta maiores atrativos, tanto que, fora esporádicos grupos de jipeiros, a área não é visitada por ninguém, mesmo sendo relativamente próxima à cidade, cerca de 10km.
O prefeito passou a se interessar pela recuperação da área quando ficou sabendo que municípios como São Paulo, Curitiba e Caçapava do Sul (RS) recuperaram áreas que foram utilizadas para mineração e transformaram em importantes áreas de lazer. A ideia original é recuperar grande parte da área com vegetação nativa e fazer uma derivação em um córrego próximo para criar uma lagoa na maior das cavas resultantes da extração mineral. A área também deverá receber iluminação pública, área para camping, quadras poliesportivas, bancos e jardinagem. A área total possui aproximadamente 500.000m².
Para viabilizar a elaboração de um projeto tão complexo foi necessário contratar uma equipe multidisciplinar que tivesse a competência de analisar as condições naturais e apontar soluções possíveis para a criação da área de lazer pretendida pelo prefeito. Dentre uma equipe formada por geólogo, geógrafo, engenheiro civil e biólogo você foi convidado a fazer parte como Gestor Ambiental.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Considerando a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) e o fato de que o prefeito quer realizar a recuperação de uma área degradada pela mineração a céu aberto de mármore você será responsável pela elaboração de um Projeto de PRAD para que a área possa a vir a ser utilizada pela população.
Parte da área deverá ser destinada a recuperação ambiental, ou seja, pretende-se fazer com que se retorne o mais próximo possível das condições naturais da área, mas também haverá uma área de lazer.
Com base nos conhecimentos relacionados às disciplinas do semestre, leia com atenção a Situação Geradora de Aprendizagem e, com base nas instruções a seguir, elabore o Projeto para a Recuperação da Área Degradada. Na SGA utilizamos como exemplo uma área de mineração de mármore, contudo, o grupo pode utilizar como exemplo outro tipo de mineração, como argila, areia, calcário, basalto, granito ou outro. Se, próximo à cidade do polo, haja alguma atividade mineradora, é desejável que o grupo utilize como exemplo essa atividade.
Agora é com você!! Vamos lá.
1 – Introdução
Na introdução você deverá indicar o conteúdo a ser trabalhado no projeto. Portanto, é importante que você indique qual a atividade mineradora a ser trabalhada, caso não opte pelo mármore. Deverá ser explicado também a importância econômica da mineração e a dependência que temos da mineração na vida moderna e os principais impactos ambientais negativos da atividade mineradora.
2– Caracterização da área
Neste tópico deverá ser descrito a área da mineração e seu entorno. Caso não seja abordada uma área real, você deverá descrever uma área fictícia e, para tanto, deverá pesquisar sobre uma área existente para se basear. Deverá ser abordado solo e relevo, além de ser apresentada a formação geológica do minério. Não se esqueça de referenciar e, preferencialmente, utilize citações! Para apresentar a área ao leitor do projeto o uso de imagens é fundamental. Você deverá pesquisar sobre imagens de satélites que podem ser utilizadas para a representação da área e seu entorno. No site https://www.embrapa.br/satelites-de-monitoramento/satelites você encontrará diversos satélites e suas características. Você deverá escolher um satélite que tenha as características adequadas para representar a área estudada. No texto, você deverá indicar qual satélite será utilizado e justificar a escolha.
Deverá, também, ser pensado duas camadas (layers) em formato vetorial sobre a caracterização da área. Assim, deverá ser indicado no trabalho as duas camadas. Por exemplo, uma camada com um polígono delimitando a área do projeto ou uma camada de pontos das espécies de árvores ameaçadas de extinção.
3– Caracterização do meio biótico
Neste tópico deverá ser descrita a caracterização fitofisionômica e florística da área de da intervenção e entorno. É importante utilizar referencial bibliográfico neste tópico.
4– Caracterização da degradação
Deverá ser abordado o tipo de degradação e seu causa de ocorrência, por exemplo, processos erosivos, perdas de solo, assoreamento, alteração da dinâmica dos corpos hídricos, lesão ou morte de indivíduos da flora ou fauna, perda de biodiversidade, perda de espécies ameaçadas ou endêmicas.
5- Objetivos do PRAD e medidas de recuperação
Neste tópico deverá ser abordada a metodologia para a recuperação da área e a proposta de recuperação (Restauração stricto senso: a volta completa de ambientes pouquíssimos perturbados as condições originais preexistentes e mesmo assim com remota possibilidade de ser alcançada; Restauração lato senso: ambientes com baixa intensidade de perturbação e, consequentemente, com boa resiliência, mas que não retornaria exatamente a condição original; Reabilitação: para perturbações irreversíveis se não houver intervenção antrópica efetiva; Redefinição ou redestinação: relacionada ao uso distinto da área, sem vínculo com o ecossistema original).
- – Medidas de Manutenção
A recuperação da área pode levar anos e, por isso, a manutenção deve estar contemplada no projeto. Medidas como irrigação, adução, roça, coroamento, controle de pragas e substituição de espécies mortas são fundamentais para que o projeto tenha êxito.
7– Considerações Finais
Neste tópico deverão ser apontadas as conclusões sobre o trabalho, destacando a importância do mesmo para a formação discente.
8– Referências Bibliográficas
Inserir a bibliografia utilizada e consultada para a elaboração do trabalho.
Para auxiliar na elaboração de seu trabalho, você pode utilizar os seguintes materiais:
BRANCALION, P. H. S.; GANDOLFI, S.; RODRIGUES, R. R. Restauração Florestal. São Paulo: Oficina de textos. 2015. (Biblioteca Virtual 3.0).
GUERRA, Antônio José Teixeira; JORGE, Maria do Carmo Oliveira. Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. São Paulo: Oficina de textos, 2013. (Biblioteca Virtual 3.0).
MARTINELLI, Marcelo. Mapas da geografia e cartografia temática. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2008. (Biblioteca Virtual 3.0)
MEDEIROS, Paulo César; SILVA, Renata Adriana Garbossa. Geologia e geomorfologia: a importância da gestão ambiental no uso do solo. Curitiba: Intersaberes, 2017. (Biblioteca Virtual 3.0).
NEPOMUCENO, A. N. & NACHORNIK, V. L. Estudos e técnicas de recuperação de áreas degradadas. Curitiba: Intersaberes, 2015. (Biblioteca Virtual 3.0).
ORIENTAÇÕES
Para realização do trabalho proposto, indicamos, que sejam apresentados no Projeto a seguinte sequência, seguindo as normas da ABNT:
- Título: Título do trabalho.
- Introdução: Item 1
- Desenvolvimento: (Itens 3.2 a 3.6) para o desenvolvimento, você deve escrever uma breve fundamentação teórica abordando as questões apresentadas. O texto não deve ser montado na forma pergunta-resposta.
- Considerações Finais: item 7
- Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o plano deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
- Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar fotos ou informações que considerar necessárias.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A produção textual deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização:
- Em páginas de formato A4;
- Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;
- Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta;
- Espaçamento de 1,5 entre linhas;
- Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;
- Capa, contendo:
- Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas;
- Nome completo dos (as) alunos (as);
- Título da atividade;
- Nome do Tutor (a) a Distância (EAD);
- Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
- O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 04 até, no máximo, 06 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução e desenvolvimento excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).
- Importante: Este é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
- Lembre-se: você é o responsável pelo cadastro da atividade, dentro do prazo devido.
- Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição pelo sistema de mensagens disponível na plataforma, para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário.
- Atenção aos prazos de postagens!
Critérios avaliativos
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico.
Ficou interessando no nosso conteúdo ?! Adquire já o seu portfólio.
https://portfoliosead.com.br/produtos/elaborar-um-projeto-de-recuperacao-de-area-degradada-de-uma-area-de-mineracao-a-ceu-aberto/
Deixe um comentário