Portfólio Pronto EAD: A Reinvenção da Sociedade Empreendedora
Titulo do Portfólio: A Reinvenção da Sociedade Empreendedora – Semestre: 1° Reg./4° Flex. / 6° Flex.
Curso: Superior de Tecnologia
Disciplinas: • Disciplinas norteadoras do Semestre letivo
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.
Para atingir os objetivos desta produção textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso “A Reinvenção da Sociedade Empreendedora”, apresentado na sequência. No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho em grupo. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para
que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige. Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.
1. Leitura e interpretação da SGA
a) Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve “A Reinvenção da Sociedade Empreendedora”.
b) Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das
disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A Reinvenção da Sociedade Empreendedora
Estamos vivenciando a 4a Revolução Industrial, a Revolução Tecnológica, que promete não deixar nada mais como era antes e na qual um dos principais desafios é a necessidade de inovação. Muitas empresas que inovaram e transformaram profundamente o mercado, ao longo do tempo estacionaram em suas próprias criações e, ao optarem por não inovar, não apenas perderam
espaço no mercado, mas, algumas delas foram obrigadas inclusive a fechar suas portas. Quem lembra de ir até uma “locadora” para alugar alguns filmes? Ou revelar um filme de sua máquina fotográfica? Pois bem, esses setores como tantos outros, deixaram de inovar e não acompanharam as transformações da sociedade. Tais questões impactam diretamente todos os
envolvidos no setor. Para as empresas, obviamente, o processo de transformação só beneficiará quem for capaz de inovar e se adaptar. Mas como fazer isso? As empresas precisam investir e repensar desde já em seus negócios, inserir novas tecnologias no processo, compreender melhor as demandas do mercado, assim como, estar adeptos às novas ideias. Em resumo: modernização, inovação e avanço tecnológico são cruciais para
longevidade dos negócios – mas não se pode ignorar o fator humano, afinal são as pessoas as responsáveis pelo “fazer acontecer”.
Dante Gallian, professor e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) trata de um tema que denomina de Responsabilidade Humanística nos negócios. O caso mais significativo, na
opinião do pesquisador, se dá quando “passamos a pensar que devemos ser como as coisas que criamos” e é nesse aspecto que ele pontua a transformação do ser humano em máquina – e, mais grave ainda, tornando-se o apêndice da máquina. “Quando as pautas, as dinâmicas e a sistemática
da vida são definidas por aquilo que está na internet, no smartphone ou nas redes sociais, podemos dizer que nos tornamos apêndices da tecnologia…é nesse sentido que a gente desumaniza”. Dante argumenta: “Acho que este é o grande desafio das empresas do futuro ou seja, companhias tornando-se humanisticamente responsáveis e assumindo a importância e a necessidade e cuidar dos seus colaboradores, para que consigam produzir diferencial e transformem o ambiente corporativo num ambiente saudável e produtivo”.
O pesquisador acredita que as empresas que vão sobreviver e desempenhar um papel importante e duradouro no futuro serão aquelas que apostarem também na humanização (…). “Essas empresas terão papel pioneiro e darão o tom para o desenvolvimento corporativo no futuro. Na minha opinião, hoje, as corporações estão muito focadas na perspectiva do desenvolvimento digital
e tecnológico, pensando o futuro com Inteligência Artificial e robôs. Mas e o fator humano? De que vai adiantar essa revolução tecnológica, do ponto de
vista de operação, se o fator humano não estiver presente? E, aqui, falo sobre sensibilidade, inovação e criatividade, por exemplo. Para termos isso, é preciso cultivar o aspecto humano. E, para cultivá-lo, as empresas terão de ser espaços de desenvolvimento do (fator) humano de maneira cada vez mais
ampla e aprofundada”. Considerando o contexto apresentado, lançamos agora um desafio: Infelizmente, a empresa X, passou por muitas dificuldades de adaptação e inovação, não acompanhou as transformações e declarou falência. Agora, muitos de seus funcionários estão desempregados e
precisam inovar, se adequar à nova realidade, pensando em como sobreviver ao novo mercado de trabalho.
Carlos, um desses funcionários que está desempregado, resolveu fazer algo diferente. Convidou um amigo (você) para uma sociedade e agora vocês vão abrir um novo negócio em seu bairro. A proposta é que vocês lancem mão da aplicação de seus conhecimentos para inovar e pensar em como irão criar uma microempresa com poucos recursos financeiros.
* Fonte: Extraído e adaptado de: Revista Melhor Gestão de Pessoas. Todos têm responsabilidade. 14 Jun.2019 – Disponível
em: https://revistamelhor.com.br/todos-tem-responsabilidade/ Acesso em 12 Jul.2021.
2. Agora, é com vocês!
Você, o sócio do Carlos, ajudará na criação da microempresa. O momento atual exige muito mais do que coragem e ter uma ideia de negócio nas mãos. Para abrir uma microempresa, independente do setor, o empreendedor precisa inovar, oferecer um produto de qualidade e ser um diferencial no mercado. Para tal, responda as questões a seguir pensando na criação da sua microempresa com poucos recursos financeiros e, assim, estruture o projeto.
Passo 1
Você, como sócio de Carlos, sabe que o Planejamento Estratégico possui fases, a
segunda fase é intitulada “estabelecimento da diretriz organizacional” e visa estabelecer os objetivos da empresa, uma vez que, toda empresa, independente do porte, deve ter seus objetivos estabelecidos.
Logo, você e Carlos estão iniciando uma microempresa e sabem que possuem poucos recursos no início, contudo, querem definir objetivos alcançáveis para que sua empresa possa crescer e ser uma boa fonte de renda para ambos. Você já analisou os cenários, tanto internamento quanto externamente, agora, chegou
a hora de definir a diretriz organizacional, ou seja, os objetivos a serem alcançados. Fundamental que os objetivos estejam alinhados com a missão da empresa, isto é, a razão pela qual ela existe.
Para tal, responda:
a) O que é a declaração da missão de uma empresa?
b) Por que uma empresa deve definir sua missão?
c) Elabore a missão de sua microempresa (use sua criatividade).
d) Os objetivos e as estratégias de uma empresa estão relacionados? Por quê?
e) Defina 3 objetivos a serem alcançados em médio prazo (5 anos), seja criativo.
Passo 2
Para abertura do novo negócio, você, como sócio da microempresa, realizou um
levantamento e concluiu que será necessário realizar um empréstimo no valor de R$ 85 000,00. Para isso, foi realizada uma pesquisa em duas instituições financeiras para saber a taxa de juros cobrada,conforme a tabela:
Banco A Banco B
Taxa de juros 0,9% ao mês 1,1% ao mês
Números de
parcelas 180 meses 120 meses
Assim, de acordo com as taxas da tabela acima, você deve analisar cada uma das
opções apresentadas, Banco A e B, com o intuito de apresentar ao Carlos a que considera mais vantajosa para a microempresa.
Você deve determinar:
a) O valor da prestação de cada uma das opções e o montante de cada uma das
opções.
b) A partir do item “a” apresentar ao Carlos o banco que considera mais vantajoso
a microempresa realizar o financiamento.
Passo 3
Reflita sobre as questões a seguir:
1. Analisando o caso apresentado e especialmente o trecho “quando as pautas, as dinâmicas e a sistemática da vida são definidas por aquilo que está na internet, no smartphone ou nas redes sociais, podemos dizer que nos tornamos apêndices da tecnologia…é nesse sentido que a gente desumaniza”, o que você entende? Quais pontos devem ser considerados quando temos o desafio de inovar, criando uma microempresa que se preocupe com o aspecto da humanização no ambiente de trabalho?
2. Na sua opinião é possível conciliar a lucratividade / rentabilidade com a humanização? De quais maneiras?
3. Agora reflita como a conciliação entre lucratividade / rentabilidade e humanização pode acontecer na microempresa que você e Carlos, seu sócio, estão criando.
Passo 4
A sustentabilidade ambiental apresenta hoje grande importância no processo de
criação e de gestão dos negócios, pois a sociedade tem percebido que nossas necessidades são infinitas e os recursos naturais são limitados. Por esse motivo, diversas empresas têm investido na criação de negócios sustentáveis ou na incorporação de processos sustentáveis em seus negócios. Outra questão importante é o chamado Marketing Ambiental ou Marketing Verde, uma estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços baseados nos seus
benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente.
Imagine que na criação desse empreendimento, uma das premissas seja a
responsabilidade socioambiental e vocês desejam divulgar as práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa em suas redes sociais.
Sendo assim, você deve elaborar uma postagem para a página de Instagram da
empresa, a fim de divulgar as boas práticas adotadas em prol do meio ambiente. Você deve inserir nesse passo do trabalho a imagem utilizada para a publicação, o texto explicativo e as “hashtags” que você utilizaria.
Como sugestão, você pode utilizar a plataforma gratuita Canva (canva.com) para
elaboração da imagem utilizada na postagem.
Passo 5
Após a finalização das etapas anteriores, você e seu amigo Carlos precisam elaborar um documento, no formato de um projeto, a fim de que vocês possam visualizar com mais clareza todas as etapas necessárias para a abertura da empresa. Sendo assim, a organização e formatação devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Devem ser observados os seguintes quesitos:
fonte utilizada, parágrafo, espaçamento entre linhas e citações. As citações devem seguir as orientações para citações diretas e indiretas (NBR 10520 de 2002). Finalizando o projeto, também devem ser apresentadas as referências (NBR 6023 de 2002) utilizadas para a elaboração do documento.
Ficou interessando no nosso conteúdo ?! Adquire já o seu portfólio.
https://portfoliosead.com.br/produtos/a-reinvencao-da-sociedade-empreendedora-portfolio-pronto-ead/
Deixe um comentário