Portfólio Pronto EAD: O caso do Restaurante Alho & Cebola
Titulo do Portfólio: O caso do restaurante Alho & Cebola – Semestre: 3° flex / 4° reg
Curso: Processos Gerenciais
Disciplinas: • Gestão do Conhecimento • Contabilidade • Planejamento Financeiro e Orçamentário • Planejamento e Inteligência de Marketing • Gestão Organizacional
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o caso do restaurante Alho & Cebola, apresentado na sequência.
Na Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve o restaurante Alho & Cebola. Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o
desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige. Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
Em meados da revolução industrial os trabalhadores franceses saiam cedo das suas casas para trabalhar e voltavam muito tarde da labuta. Por causa dessa condição os operários tomavam um caldo restaurador e fortificante (feito de carne de boi, carneiro, aves, cebolas, raízes e ervas, servido em um pão). Essa sopa tinha o objetivo de revigorar as forças e a energia das pessoas e o caldo era
servido em estabelecimentos que eram conhecidos como “casas de saúde”.
Com o passar do tempo as pessoas começaram a chamar as “casas de saúde” pelo nome do caldo restaurante e assim surge o restaurante ou unidade de alimentação e nutrição, que é um estabelecimento comercial ou industrial destinado ao preparo de refeições e/ou bebidas. A partir da ideia original de criação dos restaurantes, os empreendedores Marcos e Melissa resolveram montar o restaurante Alho & Cebola. Eles queriam criar um estabelecimento gastronômico que buscasse a origem do restaurante, logo a missão, visão e valores da empresa foram desenvolvidos pensando na saúde e bem-estar dos clientes. A empresa foi criada em 2010 e conquistou um público sólido. O restaurante Alho & Cebola possuía delivery e salão. O forte da empresa era o atendimento nas mesas. O delivery apresentava apenas 2% do faturamento, os gestores não davam tanta atenção para o delivery, porque gostavam e acreditavam que a interação dos clientes no salão era tão importante quanto a refeição. Porém essa história precisaria mudar rapidamente, porque em março de 2020 os restaurantes tiveram que fechar as portas e se reinventar rapidamente para manter a sua sobrevivência por causa da pandemia
do coronavírus. Para se ter uma ideia, pelo menos até maio de 2020 as Micro e Pequenas empresas do Estado do Paraná tiveram uma redução de 15% de emissão de notas fiscais no Estado (MARCELINO; REZENDE; MIYAJI, 2020).
O primeiro passo que os gestores tiveram que realizar foi a Análise SWOT. Eles perceberam que uma das fraquezas era o delivery, que na opinião deles só davam dor de cabeça. Com as novas regras de distanciamento social foi preciso transformar o que dava prejuízo em lucro. Para isso, eles teriam que rever o que estava fazendo de errado e concertar. Com a análise SWOT e PESTEL, o Marcos e a Melissa perceberam que poderiam melhorar a nova forma de atuar e com isso descobriram um novo nicho de mercado. As pessoas começaram a
trabalhar em home office e não tinham tempo para cozinhar. O restaurante Alho & Cebola reestruturou o cardápio, as porções e os horários de atendimento, e com isso passaram a oferecer refeições diárias com pacotes de pagamento semanal e mensal. Nisso, a empresa viu as suas vendas alavancarem e hoje ela consegue honrar com todos os seus compromissos e ter lucro com o faturamento do delivery.
Agora, é com vocês!
TAREFAS
Você atuará como consultor da empresa e o seu desafio é apresentar ao restaurante Alho & Cebola um relatório da análise e mostrar as novas estratégias de crescimento que devem ser entregues aos gestores, em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
Na era da tecnologia e da informação, aceleradas mudanças vêm acontecendo, não é mesmo? Com a pandemia do coronavírus, transformações ocorreram ainda mais rápido, implicando às organizações repensarem suas formas de trabalho para sobreviverem em um ambiente completamente novo e incerto! No caso do nosso restaurante em questão não foi diferente e sabemos que, gerenciar mudanças requer planejamento, estratégia e uma boa gestão do conhecimento organizacional!
De maneira geral, podemos associar o Conhecimento Organizacional ao conhecimento que a empresa detém – e que foi construído ao longo do tempo – e utiliza de forma a melhor executar seus processos e práticas a fim de atender aos seus objetivos. Considerando que as organizações configuram conjuntos de pessoas, gerenciar então os conhecimentos individuais e coletivos,
promove uma construção efetiva deste tipo de conhecimento tão importante para o
desenvolvimento das empresas! Neste contexto, é preciso compreendermos os processos e conceitos relativos à Gestão do Conhecimento que são determinantes para o Alho & Cebola potencializar o seu desempenho, em
especial, frente às mudanças que o restaurante vêm sofrendo:
- Falar em Gestão do Conhecimento, requer compreender e gerenciar os
conceitos de DADO, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTO. A partir da contextualização apresentada na SGA, responda: Quais os principais DADOS que o Alho & Cebola precisa buscar, e em quais INFORMAÇÕES esses dados deverão ser transformados para sustentar suas decisões e planejar estrategicamente futuras ações (gerando então conhecimento)?
(Liste ao menos 4 dados que resultarão em informações, explicando-os);
- Frente aos tipos de conhecimento TÁCITO e EXPLÍCITO, o Alho & Cebola possui
conhecimentos tácitos advindos de sua prática organizacional (considerando que a empresa está no mercado desde 2010), e conhecimentos explícitos considerando os códigos de conduta, manuais e documentos que a organização provavelmente elaborou ao longo do tempo. Pensando neste novo momento que o restaurante está vivendo, quais são e como estão sendo desenvolvidos novos conhecimentos TÁCITOS e como transformá-los em EXPLÍCITOS (relembre a dinâmica SECI)?
Passo 2
A pandemia da Covid-19 levou muitas empresas a entrarem em um cenário de incerteza. A recessão econômica gerada pela pandemia impactou muitas empresas, gerando preocupações quanto aos aspectos da informação econômica, financeira e patrimonial. Felizmente, os empreendedores Marcos e Melissa do restaurante Alho & Cebola estavam preparados para lidar com as adversidades. Para eles, estar fundamentando e ter informações contábeis confiáveis e tempestivas para uma tomada de decisão fez muita diferença. Compreender o nível de vendas da
empresa, os gastos com as mercadorias, as despesas comerciais e administrativas, bem como o novo perfil do cliente e o modo de realizar as vendas podem ajudar a empresa a entender a eficiência econômica da empresa em períodos distintos. Mesmo com o aumento de vendas por delivery de 2%, em 2019, para 15% do faturamento total em 2020, os responsáveis pelo restaurante, Marcos e
Melissa, questionaram: “Será que a minha empresa está gerando lucro ou será que está gerando prejuízo nesse momento?”. Eles buscaram a resposta dessa questão na contabilidade e pediram seu apoio para isso. Com base nas informações apresentadas, discorra sobre os seguintes pontos:
- De que a forma a contabilidade contribui para o processo de tomada de decisão na gestão de receitas e despesas, considerando a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), diante de um cenário de pandemia no setor de restaurantes?
b. Como as vendas de delivery podem ser analisadas pela DRE no contexto da recessão econômica gerada pela Covid-19? - Considerando a necessidade de confirmar o desempenho da empresa e o posicionamento patrimonial, utilize os dados abaixo e estruture, de formar ordenada, uma Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e um Balanço Patrimonial.
Um levantamento contábil feito nesse restaurante pelo departamento de contabilidade revelou os dados e informações sobre as contas patrimoniais e de resultados, conforme demonstrados no balancete a seguir.
Passo 3
Planejamento de Caixa é uma ferramenta que permite à empresa reconhecer seu perfil de pagamentos e recebimentos para então entender seus descasamentos de prazo e antecipar possíveis gastos financeiros oriundos dessa situação. O Planejamento de Caixa é um problema sério e pode levar uma empresa ao fechamento do negócio. Em outras palavras, a maioria das empresas encerra
suas atividades porque faltou dinheiro para honrar seus compromissos.
Nele será possível prever quando poderá faltar dinheiro na empresa e quanto irá faltar, e isso dará tempo para se planejar visando superar a escassez de recursos. O inverso também é verdadeiro: a ferramenta poderá apontar quando poderá sobrar dinheiro e quanto. Conhecer de antemão quando haverá sobra ou falta de dinheiro é fundamental para diminuir despesas financeiras Entenda, não há nada de errado em obter financiamento de capital de giro para honrar a diferença entre pagamentos e recebimentos. O problema é desconhecer tais necessidades e permitir que elas peguem a empresa de surpresa em um momento em que a organização pode não possuir recursos para pagá-las. E você, na qualidade de consultor, em uma reunião com a empresa Alho & Cebola, obteve os orçamentos de receitas e gastos da empresa para os próximos seis meses:
O restaurante Alho & Cebola lhe informou o seguinte perfil de pagamento de gastos e recebimento de receitas: 1. 25% das vendas no mês são recebidas à vista, 25% após 1 mês e 50% após 2 meses. 2. A matéria-prima é paga metade no próprio mês em que é comprada e metade no mês seguinte. 3. Por questões trabalhistas, a mão de obra recebe apenas no mês subsequente à produção.
- Os demais custos da empresa são pagos à vista.
- As despesas são pagas na ordem de 30% (fixas) à vista e 70% (variáveis) no mês seguinte à sua competência. Com as informações apresentadas, espera-se que você realize um planejamento de caixa para a empresa Alho & Cebola para os próximos seis meses. Segue uma sugestão para preenchimento:
Passo 4
Segundo Kotler e Keller (2006) os gestores consideram que o cliente é o único verdadeiro “centro de lucro” da organização, isso quer dizer que todas as ações da empresa devem ser feitas e pensadas no cliente. O discurso não é novo, porém as instituições que desejam sobreviver no mundo cada vez mais competitivo precisam entender a importância do cliente como centro do lucro, agir dessa maneira garante a longevidade e sucesso do negócio. As organizações vivem em cenários com constante mudanças e pressão por preço, e ter o cliente como coração da empresa faz com que aumente o faturamento e possibilita crescer de forma
sustentável, mas para que isso aconteça todos na organização desde o nível mais alto ao mais baixo precisa pensar, agir e atuar com foco nas necessidades e atendimento ao cliente. Os clientes hoje em dia estão cada vez mais atualizados, os consumidores possuem ferramentas não só verificar os argumentos, mas também para comparar as empresas e escolher a melhor alternativa para ele. A Alho & Cebola sabe que para manter as receitas crescendo é preciso atentar as necessidade e anseios dos clientes, mas como fazer isso? Para resolver essa questão você deverá responder os questionamentos abaixo:
- A fidelização pode ser utilizada pela empresa como uma espécie de termômetro, onde mede a probabilidade dos clientes que podem fazer negócios com a marca de forma contínua e duradoura. Quais estratégias para fidelizar e encantar os clientes você utilizaria? 2. A lealdade do cliente precisa ser cultivada, é necessário ter cuidado em todas as ações, perder cliente é muito mais fácil do que atrair. Como a empresa podem atrair e reter clientes? 3. Os consumidores querem sentir que a marca se preocupa com as suas necessidades, para isso, é importante estimular o diálogo nas diferentes plataformas de comunicação. Como a
Alho & Cebola pode cultivar forte relacionamento com os clientes?
Passo 5
Os consumidores, pelo distanciamento social, vêm evitando as lojas físicas, bares e
restaurantes. Estes por sua vez, estão sofrendo as consequências das restrições ao funcionamento e a queda nas vendas. Como resultado, o mercado de delivery vem crescendo para equalizar esta situação. Serviços de delivery de alimentos como Uber Eats, ifood e Rappi cresceram acima da média. Segundo a Rappi, o mercado latino-americano cresceu 30% no primeiro bimestre de 2020 se comparado ao mesmo período de 2019 impulsionado por pedidos em farmácias, restaurantes e
supermercados. Já o ifood e o Uber Eats informaram ser cedo para fazer estimativas do efeito da Covid-19 sobre suas operações (EXAME, 2020; GATTIS, 2020; PODER360, 2020). Cada vez mais as organizações se encontram diante de desafios complexos que exigem dos gestores múltiplas habilidades. A partir dessa reflexão e diante do contexto apresentado no que diz respeito as mudanças realizadas pelo restaurante Alho e Cebola, investindo e buscando reestruturar
os serviços de delivery, responda com suas palavras:
- Como uma boa liderança pode ser um diferencial diante dos impactos da pandemia e Lockdown?
- Qual a importância de uma liderança que consiga lidar com as constantes mudanças que se apresentam no mundo dos negócios e como essa liderança impacta nas ações de seus liderados?
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