Portfólio Pronto EAD: A Aprendizagem baseada em Problemas
Titulo do Portfólio: A aprendizagem baseada em Problemas – Semestre: 3°
Curso: 2ª Licenciatura em Pedagogia
Disciplinas: Aprendizagem da Língua Portuguesa, Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Aprendizagem da Geografia e História, Aprendizagem das Ciências Naturais, Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula, Letramentos e Alfabetização
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfólios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa metodologia, uma vez que estes fazem parte do nosso cotidiano. Atualmente, a preocupação não se destina somente aos bons conteúdos, é relevante ter consciência do aprimoramento dos procedimentos usados para educar. Assim, o uso das metodologias ativas pode contribuir para que os alunos adquiram maior autonomia, desenvolvam confiança, enxerguem o aprendizado como algo mais corriqueiro e habitual, tornem-se protagonistas de seu aprendizado e profissionais qualificados e valorizados. Uma das práticas de ensino e aprendizagem considerada como metodologia ativa é a ABP. Trata-se de uma metodologia voltada para a aquisição do conhecimento por meio da resolução de situações. Tem como “inspiração os princípios da escola ativa, […] de um ensino integrado e integrador de conteúdos, […] das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e preparam-se para resolver problemas”. (BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.) Essa é uma inovação muito interessante e vem sendo bastante utilizada mundo afora em diferentes áreas. Podemos perceber que a ABP vem sendo empregada como […] uma dessas estratégias de método inovadoras em que os estudantes trabalham com o objetivo de solucionar um problema real ou simulado a partir de um contexto. Trata-se, portanto, de um método de aprendizagem centrado no aluno, que deixa o papel de receptor passivo do conhecimento e assume o lugar de protagonista de seu próprio aprendizado por meio da pesquisa. (SOUZA, S. C; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS. v 5. n 31. p. 132. set, 2015). Deste modo, a ABP constitui-se em um método sistematizado em etapas, que permite, aos professores das mais diversas áreas e níveis de ensino, estimular a criatividade de seus alunos, desenvolver a capacidade investigativa e o raciocínio para a resolução de problemas, com o objetivo principal de articular a teoria e a prática. Ademais, para que essa metodologia seja desenvolvida, existem algumas etapas a serem cumpridas. A primeira etapa corresponde à escolha do contexto real da vida dos alunos para a identificação do problema e a preparação e sistematização, pelo professor, dos materiais necessários à investigação. A segunda etapa segue com os alunos recebendo do professor o contexto problemático. A terceira etapa é o processo de desenvolvimento da investigação por meio dos diversos recursos disponibilizados pelo professor tutor e, na última etapa, elaboram a síntese das discussões e reflexões, sistematizam as soluções encontradas para os problemas, preparam a apresentação para a turma e para o tutor e promovem a autoavaliação do processo de aprendizagem que realizaram.
Nesta perspectiva, a elaboração da PTI estrutura-se na intenção de fazer com que o aprendizado seja mais dinâmico e ativo. A partir da necessidade de um aprimoramento das ideias destinadas à aprendizagem baseada em problemas, levando em consideração seus aspectos conceituais e históricos, você deverá refletir sobre cada uma das características e etapas que estruturam a ABP, pensar sobre suas vantagens e dificuldades e ponderar sobre a relevância de estratégias inovadoras nas diversas áreas que compõem as disciplinas deste semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
- Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você, futuro docente, deve elaborar uma produção textual, com respaldo teórico nas disciplinas que foram cursadas ao longo deste semestre.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Para refletir sobre a temática em questão, tome como exemplo o caso que apresentaremos a seguir: No início do ano letivo, professores de uma rede de ensino, que atendem alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, se reuniram para um momento de reflexão sobre as práticas pedagógicas em uma formação continuada. Nesta ocasião, foram apresentados dados referentes a uma pesquisa realizada nos anos anteriores, os quais demostraram que os estudantes apresentaram uma queda no rendimento escolar conforme avançavam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentre as justificativas para essa queda, apresentou-se a falta de interesses dos estudantes pelas atividades escolares, as quais não atribuíam significado aos conhecimentos trabalhados pelos professores, pois eles se encontravam deslocados das suas realidades sociais. Para superar essa adversidade, foi proposto um desafio às escolas para a elaboração de novas estratégias de ensino a serem desenvolvidas no decorrer de um semestre, a fim de recuperar o interesse dos estudantes, considerando o processo intencional de ensino e aprendizagem que perpassa o ambiente escolar e é capaz de relacionar as vivências e as experiências dos alunos, ou seja, a realidade em que estão inseridos e os conhecimentos acadêmicos. Após essa formação continuada, as escolas se reuniram no intuito de levantar ideias para elaboração de novas formas de promover o ensino e a aprendizagem. Em uma das escolas municipais que fazem parte da rede de ensino, os professores decidiram elaborar Atividades Baseadas em Problemas envolvendo conteúdos dos componentes curriculares História, Geografia e Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Suponha que você faz parte do corpo docente de uma escola dessa rede de ensino e ficou responsável por elaborar uma atividade baseada em problemas para turmas de 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar a elaboração dessa atividade, você deve seguir as seguintes etapas: 1ª etapa – Elaboração do cenário ou contexto problemático |
Seleção do contexto real da vida dos alunos para a identificação do problema e a preparação e sistematização, pelo professor, dos materiais necessários à investigação. |
2ª etapa – Questões -problema |
Definição da problemática a qual deve ser estruturada a partir de questões-problema. Trata-se do fio condutor do trabalho, isto é, onde pretende atuar e/ou solucionar. Para a seleção da problemática, você deve optar entre os componentes curriculares Ciências, Geografia ou História referente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, a partir dessa seleção, apontar uma ou mais habilidades previstas na BNCC. |
3ª etapa – Resolução dos problemas |
Desenvolvimento da investigação por meio dos diversos recursos disponibilizados pelo professor. Os alunos, nesta fase, apropriam-se das informações por meio de leitura e análise crítica, pesquisam na internet, discutem, em grupo, o material coletado e levantam as hipóteses de solução. |
4ª etapa – Apresentação do resultado e autoavaliação |
Síntese das discussões e reflexões. Os alunos devem sistematizar as soluções encontradas para os problemas, preparar a apresentação para a turma e para o professor e promover a autoavaliação do processo de aprendizagem que realizaram. |
Nessa direção, considerando desenvolver uma atividade que possibilite o ensino e a aprendizagem de forma significativa, elabore uma atividade baseada em um problema, para um dos componentes curriculares citados a seguir que compõem o currículo escolar nessa etapa de ensino (Ciências, Geografia ou História). Lembre-se que para a elaboração dessa atividade a rede escolar de ensino já decidiu que as ideias devem contemplar Atividades Baseadas em Problemas que envolvam e relacionem os conteúdos estudados.
A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados pelo acadêmico:
1º) Realizar a leitura dos textos sugeridos a seguir. Além dessas sugestões, o acadêmico também poderá utilizar para a elaboração da produção textual os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre:
Texto 1: Entenda o que é a aprendizagem baseada em problemas. Disponível em: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/entenda-o-que-e-a-aprendizagem-baseada-em-problemas/ Acesso em: 01 jul. 2021.
Texto 2: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880/1143 Acesso em: 01 jul. 2021.
Texto 3: Trechos da BNCC referentes aos componentes curriculares Ciências, Geografia e História voltados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ciências: páginas 322-340. Geografia: páginas 359-379. História: páginas 397-415.
2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste tópico você deverá fazer, com até 1 página, uma apresentação geral sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.
3º) O Desenvolvimento, contendo de 4 a 6 páginas, estará dividido em duas partes principais, a primeira delas deve contemplar uma fundamentação teórica sobre a aprendizagem baseada em problemas e a segunda, está destinada à elaboração de uma atividade baseada em um problema, seguindo as etapas: elaboração do cenário ou contexto problemático; questões-problema; resolução dos problemas e apresentação do resultado e autoavaliação.
Lembre-se que a elaboração desse tipo de atividade deve ser baseada em um problema vivenciado pelo aluno em seu cotidiano, podendo estar relacionado às suas vivências e experiências em família, escola ou comunidade.
4º) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações Finais, em até 1 página, apresentando a conclusão do seu trabalho, sintetizando as informações abordadas e as etapas da sua atividade baseada em um problema. Manifeste seu ponto de vista e opiniões sobre o assunto com embasamento teórico. Apresente as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado.
5º) Referências: não se esqueçam de listar todos os autores e materiais que utilizaram para desenvolver o trabalho, obedecendo as normas da ABNT.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTI)
- O trabalho será realizado individualmente.
- Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
- O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção
textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).
- Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
- A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite
esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores
Ficou interessando no nosso conteúdo ?! Adquire já o seu portfólio.
https://portfoliosead.com.br/produtos/a-aprendizagem-baseada-em-problemas/
Deixe um comentário