A gamificação em propostas de Educação Infantil

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Titulo Portfólio: Mercado Pet no Brasil: O caso da Empório Pet Care

Curso:  Processos Gerenciais

 

DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfólios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.

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Descrição

Titulo Portfólio: A gamificação em propostas de Educação Infantil

Curso:  Pedagogia

DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas

– Formatado segundo normas ABNT

– Corrigido

– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).

– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.

– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.

 

Prezado aluno,

A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A gamificação em
propostas de Educação Infantil. Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa
metodologia, uma vez que suas principais ideias podem ser consideradas em práticas voltadas à
Educação infantil, essencialmente na vinculação aos campos de experiências apresentados pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC).
Aprovada em 2018, a BNCC vem alterar não somente os currículos da Educação Básica, mas a
perspectiva da atuação docente que, especificamente na Educação Infantil, deve considerar como
eixos estruturantes “[…] as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem
construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações” (BRASIL, 2018, p.
33), interações essas que ocorrem com os pares e com os adultos, possibilitando aprendizagens,
desenvolvimento e socialização, evidenciando o cotidiano da infância, transferindo aprendizagens e
potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A
Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018)
A partir desses eixos, a BNCC está estruturada em cinco campos de experiências: o eu, o outro
e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e

imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, os quais são permeados por
ludicidade, inovação e ampliação das possibilidades de aprendizagem.
Com as alterações promovidas pela BNCC, os contextos de aprendizagem têm sido
organizados de maneira diferente daquela usualmente tradicional, em que o professor assume o
centro da atenção durante as aulas. As transformações sofridas pela sociedade nas últimas décadas
influenciaram a comunicação, as relações sociais, o lazer, o trabalho e, consequentemente, o modo
de estudar e aprender, o que nos faz perceber a necessidade de mudanças que vão ao encontro das
metodologias ativas por meio de experiências inovadoras, significativas, que condizem com as
expectativas atuais dos alunos. Essas propostas também asseguram a ludicidade, com o
desenvolvimento de características como a cooperação, espontaneidade, autonomia, capacidade de
abstração e atenção por serem intrigantes e estimulantes.
Entre as estratégias que podem ser utilizadas no trabalho pedagógico está a gamificação, que
se refere ao processo de inserir princípios e elementos dos jogos no processo educativo. Não é
necessário obrigatoriamente utilizar e manipular um game (jogo), mas é preciso criar situações de
aprendizagem mediadas pelo desafio, prazer e entretenimento. Essas situações podem ser
desenvolvidas em “cenários escolares e não escolares que potencializam o desenvolvimento de
habilidades cognitivas (planejamento, memória, atenção, entre outras), habilidades sociais
(comunicação, assertividade, resolução de conflitos interpessoais, entre outras) e habilidades
motoras”. (FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C. R.; VANZIN, T. (Orgs.). Gamificação na Educação. São Paulo:
Pimenta Cultural, 2014).
A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de
Aprendizagem.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar
uma produção textual interdisciplinar sobre a gamificação em propostas de Educação Infantil, com
respaldo teórico nas bibliografias sugeridas e a interdisciplinaridade das disciplinas deste semestre.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) – A gamificação em propostas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define
o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e
desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Na Educação Infantil, o documento direciona o trabalho
pedagógico a partir de campos de experiências tomando as interações e a brincadeira como eixos
estruturantes.
Os estudos da BNCC são fundamentais para apropriar-se dos conhecimentos e determinações
presentes no documento, adequar os Projetos Político Pedagógicos e desenvolver o trabalho em sala
de aula considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil.
Considerando a necessidade de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e a formação continuada
dos professores, a coordenadora da escola Maria Montessori organizou um grupo de estudos sobre
a BNCC. Durante os estudos as professoras terão a oportunidade de conhecer os campos de
experiências e aprofundar os conhecimentos sobre a importância da ludicidade para o
desenvolvimento infantil.

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

Durante um dos encontros, a coordenadora levou um material para leitura que falava sobre
gamificação. Muitas professoras desconheciam o conceito e o que ele propõe em relação aos
encaminhamentos pedagógicos. A partir dos estudos realizados as professoras consideraram que o
termo está relacionado a utilização de mecanismos de jogo em contexto fora de jogo, como o
processo educativo, estabelecendo, assim, paralelos com a perspectiva lúdica, a forma criativa de
abordar os conteúdos e a aprendizagem ativa.
As professoras ressaltaram, ainda, que o jogo, o brinquedo e a brincadeira beneficiam as
aprendizagens, e foram desafiadas pela coordenadora com a problematização: Como elaborar um
plano de aula voltado para a Educação Infantil considerando a gamificação? A coordenação indicou
ainda a utilização de jogos on-line de uma brinquedoteca virtual disponibilizados por uma
universidade para enriquecer o trabalho realizado.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO – A gamificação em propostas

A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens a serem considerados:

1o) Realização da leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, o acadêmico
também poderá utilizar para a elaboração da produção textual os materiais disponibilizados pelas
disciplinas do semestre:

Texto 1: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “A etapa da Educação Infantil” (da página
35 até 52). Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-
texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03

dez. 2021.
Texto 2: Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem. Disponível em:
https://www.geekie.com.br/blog/gamificacao/. Acesso em: 03 dez. 2021.
Texto 3: INÁCIO, Raul; RIBAS, Vania; MARIA, Luciane. A gamificação e a sistemática de jogo:
conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: FADEL, Luciana Maria; ULBRICHT, Vania
Ribas; BATISTA, Claudia Regina. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=r6TcBAAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-
BR&pg=PT3#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 03 dez. 2021.

2o) Elaborar a Introdução da produção textual, neste tópico, você deverá fazer uma
apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua
realização (A introdução deverá ter 1 lauda).
3o) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas atividades
indicadas a seguir: (O Desenvolvimento deverá ter de 2 a 3 laudas)

  1. a) elaboração de um texto sobre a gamificação e as possibilidades de trabalho a partir de suautilização.
  2. b) elaboração de um plano de aula (modelo em anexo) para a Educação Infantil contemplando aperspectiva de gamificação na educação a partir de jogos on-line contidos na brinquedoteca

    virtual da instituição, hospedada em uma pasta específica da disciplina “Ludicidade e Educação”.

4o) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações finais apresentando a sintetização dos
elementos discutidos. (As considerações finais devem ter 1 lauda).

5o) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para
desenvolver o trabalho.

A gamificação em propostas

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