O caso do bolo Natural Cake Portfólio EAD

R$59.90

Titulo Portfólio: O caso do bolo Natural Cake
Curso: Administração, Ciências Contábeis

DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.

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Descrição

Titulo Portfólio: O caso do bolo Natural Cake

Curso: Administração, Ciencias Contabeis

 

 

DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas

– Formatado segundo normas ABNT

– Corrigido

– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).

– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.

– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.

 

 

Prezado aluno (a),

Seja bem-vindo (a) a este semestre!

A presente proposta de Produção Textual em Grupo (PTG) terá como temática central um case fictício: O caso do bolo Natural Cake.

Tal temática foi escolhida a fim de possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre. Na PTG, vocês deverão conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) para a realização das atividades previstas. Sigam as orientações as instruções disponibilizadas neste manual, além de demais fontes de conteúdo complementares!

 

O caso do bolo Natural Cake

A empresa Natural Cake é uma empresa do ramo alimentício Alma Natural, localizada na região Sul do Brasil, onde existem mais 5 empresas que atuam no mesmo nicho de mercado, sendo possível verificar a existência de barreiras financeiras à entrada de novas empresas no mercado, sendo a empresa muito conhecida em sua cidade – a qual possui cerca de 600 mil habitantes – e em seu estado, crescendo muito desde sua fundação no ano 2000. É uma empresa reconhecida por produtos de qualidade e com bom custo x benefício.

 

A Alma Natural tem em seu portfólio produtos variados do segmento natural/funcional: creme de avelã, pastas de amendoim, mini bombons, doce de leite zero açúcar, mel, óleo de coco, entre outros – todos com uma proposta natural e funcional. Ou seja, a diferença dos produtos da Alma Natural para os demais está nos ingredientes, os quais visam substituir os tradicionais ao dar preferência para insumos integrais, com baixa adição de açúcar e sem conservantes ou aditivos químicos, sem lactose ou glúten. Sendo assim, as receitas buscam equilibrar perfeitamente os ingredientes, trazendo sabor associado à saúde e bem-estar!

A partir de estudos de mercado e muito planejar estrategicamente, a Alma Natural decidiu inserir um novo produto no mercado: o Natural Cake, o qual consiste em misturas (massa de preparo) para bolo sem glúten e em embalagens de 500g e 1kg.

Para dar início a esta nova empreitada a empresa verificou a necessidade de desenvolver um projeto para este novo produto, visando não só à concepção de um produto de qualidade, mas que vá de encontro às expectativas de seu público-alvo!

Neste contexto, a empresa precisaria levantar vários pontos importantes como, por exemplo, alocação de recursos financeiros para este projeto, se haverá a necessidade de contratação de mais profissionais nas linhas produtivas para produzirem o Natural Cake, legislações ou prerrogativas legais que podem incidir sobre o novo produto ou o ambiente organizacional etc.

A empresa sabe que existe uma oportunidade de mercado colocando o Natural Cake em sua linha produtiva e, também, conhece e confia em sua equipe no que tange ao desenvolvimento de receitas diferenciadas para atender ao seu nicho com qualidade e excelência!

Desse modo esse será o cenário que você irá atuar a fim de contribuir para que a empresa Alma Natural elabore um bom planejamento para seu projeto, sendo capaz de realizar a gestão do mesmo em tempo hábil e de maneira satisfatória.

Para ampliar nosso olhar frente às associações que esta PTG propõe, vejam os trechos das notícias abaixo:

Especialistas sugerem mudanças em projeto sobre aviso em alimentos sem glúten

Fonte: Agência Câmara de Notícias

02/09/2021 Proposta determina a impressão de um símbolo nas embalagens de alimentos para informar que contêm glúten.

[…] Para a vice-presidente da Federação Nacional das Associações dos Celíacos do Brasil, Heloísa Bade, é importante caminhar para a certificação dos produtos porque, ainda hoje, não é possível saber se o produto contém glúten ou não apenas pela inscrição.

Fonte e texto na íntegra em: https://www.camara.leg.br/noticias/802786-especialistas-sugerem-mudancas-em-projeto-sobre-aviso-em-alimentos-sem-gluten Acesso em 16 de dezembro de 2021.

Viva Bem UOL: Grupo desenvolve pão sem glúten mais palatável e com alto valor nutricional

24/05/2021

A intolerância ao glúten tornou-se, porém, um fenômeno epidêmico e de escala global. Por isso, a substituição de pães e outros produtos convencionais por similares sem glúten constitui atualmente uma forte tendência de consumo. O problema é que a maioria das opções disponíveis no mercado está longe de corresponder àquilo que os consumidores esperam em termos de aparência, cheiro, gosto e durabilidade.

“Reconhecemos atualmente três condições para as quais se indica dieta sem glúten: a doença celíaca, a alergia ao trigo e a sensibilidade não celíaca ao glúten. A doença celíaca é uma disfunção crônica, de origem genética, que afeta 1,4% da população mundial e pode desencadear distúrbios multissistêmicos, com complicações graves quando não tratada. A alergia ao trigo é uma reação imunológica às proteínas desse cereal. Já a sensibilidade não celíaca ao glúten é uma condição que tanto pode ser provocada pelo glúten como por outros componentes do trigo, como os carboidratos rapidamente fermentáveis. Ao contrário da doença celíaca, não configura uma condição autoimune e seus sintomas, embora muitas vezes parecidos, não estão relacionados com complicações tão graves”, informa Capriles.

Para atender aos portadores dessas condições, mas também a um número muito maior de consumidores que, por motivos de saúde ou por mero modismo, resolveram eliminar, total ou parcialmente, o glúten de suas dietas, o mercado de alimentos sem glúten apresentou um crescimento espetacular, transitando de um pequeno nicho para uma tendência global.

Fonte e texto na íntegra em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/24/grupo-desenvolve-pao-sem-gluten-mais-palatavel-e-com-alto-valor-nutricional.htm Acesso em 16 de dezembro de 2021.

AGORA É COM VOCÊS

Considerando essa expansão do portfólio de produtos da Alma Natural, você e sua equipe irão compor a gerência de projetos, auxiliando a organização em sua nova empreitada! Para tal, você deve responder as questões a seguir acerca da implementação do projeto do novo produto: a massa para bolo Natural Cake, em duas versões – embalagens de 500g e 1kg.

Os questionamentos apresentados a seguir foram então elaborados com base nas disciplinas ministradas ao longo deste semestre. A sua participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento das competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.

 

ETAPA 1:

Como parte da equipe que desenvolve o projeto do novo produto da empresa Alma Natural, qual seja, o Natural Cake, em uma determinada reunião de planejamento, sua equipe recebeu uma proposta da equipe de marketing que consistia em enviar uma embalagem de 500g para todos os consumidores que adquirissem outros produtos da empresa Alma Natural sem qualquer identificação do produto.

Essa sugestão de estratégia de marketing teve como principais objetivos fazer com que o consumidor tivesse a sua curiosidade despertada ao receber um produto sem nenhum tipo de identificação e buscasse informações acerca do novo produto que estava sendo colocado no mercado pela empresa. Além disso, o envio do Natural Cake aos consumidores tinha como proposta fazer com que o produto pudesse ser experimentado pelo consumidor.

Diante dessa sugestão e, com base nos conhecimentos acerca do Direito do Consumidor, análise e responda aos questionamentos a seguir:

  1. a) O Código de Defesa do Consumidor permite o envio de produto não solicitado pelo consumidor? Quais as consequências da adoção da estratégia de envio do produto ao consumidor?
  2. b) As regras relativas aos direitos e às garantias que nossa legislação tutela aos consumidores, permitem o envio de um produto sem a sua identificação?

 

ETAPA 2: De maneira geral, um Projeto configura um conjunto de ações diferente de tudo o que já foi feito até aquele momento (ou seja: cada projeto é único e, de certa forma, inédito), tendo objetivos específicos a serem alcançados e que tem recursos limitados para ser executado, associado a um prazo delimitado de começo, meio e fim!

Logo, com base em seus conhecimentos, frente à problemática expressa na SGA, responda às questões a seguir:

  1. a) Todo projeto tem um objetivo claro do que deve ser realizado, sendo definido em termos de produto final, cronograma e orçamento. Sobre o caso apresentado na SGA, qual seria o objetivo (ou objetivos) do projeto voltado à elaboração do produto em questão (o Natural Cake), nas duas embalagens?

Neste contexto, é importante sustentar os objetivos do projeto (de maneira geral, um diagnóstico interno da organização associado à uma análise do ambiente externo sustentará o projeto como um todo, justificando os objetivos elencados). Sendo assim, é preciso justificar os objetivos de sua resposta com base em fatores internos e externos à organização.

  1. b) Ainda, um projeto, antes que inicie sua execução deve ser muito bem planejado! O planejamento envolve a determinação do que deve ser feito (ou seja, o escopo do projeto), como será feito (atividades, sequências etc.), quem o fará (divisão de recursos, atividades e responsabilidades), quanto tempo demorará, quanto custará (orçamento) e quais são os riscos envolvidos no projeto. Sendo assim, visando que seus resultados sejam assertivos frente ao planejado, é preciso prever as possíveis falhas inerentes ao projeto a fim de que seja possível identificá-las previamente. Frente à SGA, cite ao menos três falhas que podem ocorrer no projeto em questão.

 

ETAPA 3:

Os gestores da Alma Natural Ltda sabem que, há tempos, existe a necessidade de ampliação da quantidade de mão contratada pela empresa, tanto no que se refere a colaboradores da produção quanto aos funcionários do corpo administrativo. Desse modo, uma vez que os estudos de mercado demonstram uma grande demanda para os novos produtos, a empresa resolveu então, para fins de atender plenamente os seus consumidores, contratar novos colaboradores. Além disso, a Alma Natural sabe também que, por se tratar de um produto que até então nunca fora produzido, será necessário um levantamento dos custos incorridos nesse novo projeto uma vez que tais custos serão o ponto de partida para a precificação dos novos lançamentos.

Após pesquisas realizadas pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e com as contribuições do Departamento de Planejamento, Programação e Controle da Produção, os custos iniciais previstas foram os demonstrados no quadro:

Quadro 1: Gastos totais para a produção dos dois produtos (500 Gr. r 1 Kg)

 

GASTOS TOTAIS

Gasto Valor R$ Gasto Valor R$
Farinha de Arroz (MP) R$ 15.000,00 Novos Colaboradores- Produção- MOD (ao mês) R$ 20.000,00
Fermento (MP) R$ 12.000,00 Novos Colaboradores- Administrativo (ao mês) R$ 30.000,00
Goma Xantana (MP) R$ 35.000,00 Embalagem Primária (consumo total) R$ 15.000,00
Aroma Natural (MP) R$ 18.000,00 Gastos com Vendas R$ 40.000,00
Total das Matérias Primas R$ 80.000,00 Gastos com Transportes (Distribuição) R$ 5.000,00

 

Ao longo do primeiro mês, serão produzidas 80.000 unidades, sendo: 32.000 unidades do pacote de 500 gramas e 48.000 unidades do pacote de 1 quilo. Para fins de alocação dos custos os gestores definiram os seguintes critérios:

  1. a) Os gastos com matérias primas (MP) e mão de obra direta (MOD) devem ser alocados aos seus respectivos produtos em concordância com o percentual de insumos consumidos por cada um, ou seja, 40% para o pacote de 500 gramas e 60% para o pacote de 1 quilo (dados informados pela empresa).
  2. b) Os gastos com demais custos devem ser alocados em concordância com o percentual do volume de produção previsto para cada um dos produtos, ou seja, 32.000 unidades para o pacote de 500 gramas e 48.000 unidades para o pacote de 1 quilo.

Desse modo, de posse de todas essas informações, você e sua equipe deve determinar:

 

1) O total dos Custos Diretos;

1.1) Os Custos Diretos Unitários;

2) O Total dos Custos Indiretos;

2.1) Os Custos Indiretos Unitários;

3) Os Custos Totais de Produção;

3.1) O Custos Unitários Totais Unitários.

OBS: Custos referentes a cada um dos novos produtos a serem lançados no mercado.

 

ETAPA 4:

Considerando “apenas” a região Sul do Brasil, onde a empresa do ramo alimentício Alma Natural, está localizada, na qual existem mais 5 empresas que atuam no mesmo nicho de mercado, identifique a estrutura de mercado a qual a empresa pertence e apresente um relatório destacando as principais características de acordo com o Quadro 1 abaixo.

Após identificar as características, proponha que tipo de estratégia a empresa deve adotar para fortalecer sua marca e preços no mercado de acordo com a estrutura de mercado a qual está inserida.

Quadro 1 – Estruturas de Mercado

 

ETAPA 5:

A Alma Natural está desenvolvimento um projeto para o desenvolvimento do produto Natural Cake. Para que esse produto seja comercializado, a empresa terá que expandir sua estrutura produtiva da fábrica em 50 metros quadrados, realizar a compra de máquinas e equipamentos, contratar 5 funcionários, e comprar matérias-primas para a produção e embalagem do produto.

Tendo como base o montante a ser investido de R$ 750.000,00, a principal atividade neste momento é a tomada de decisão de investimento. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre a viabilidade do projeto e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo. Com base nos orçamentos de custos e aquisições para a produção e comercialização do novo produto, bem como das receitas esperadas do produto Natural Cake, a diretoria da empresa elaborou a projeção de fluxo de caixa para o período de 5 anos.

 

Tabela 01: Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Fluxo de Caixa.

Fonte: elaborado pelo professor (2022).

Com base nessas informações o grupo deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda:

  1. a) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento?
  2. b) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?
  3. c) Qual a Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto de investimento?
  4. d) Considerando os resultados da (TIR) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?

 

Referências

ARMELIN, Danylo Augusto. Direito empresarial. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015.

BRASIL. Lei n. 8.078 de 11 de setembro de 1990. Dispões sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm.

BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GITMAN, Lawrence J.; JOEHNK, Michael D. Princípios de investimentos. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2005. 456p.

PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. 2016.

PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. Tradução: Eleutério Prado, Thelma Guimarães e Luciana do Amaral Teixeira. 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

REBELATTO, Daisy (Org.). Projeto de investimento: com estudo de caso completo na área de serviços. Barueri: Manole, 2004. RETAMIRO, W. Microeconomia. Londrina: Distribuidora Educacional S.A., 2016.

STOPATTO, Mauro. Análise de investimentos e fontes de financiamento. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 244 p.

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