PROJETO DE EXTENSÃO I – DESENVOLVIMENTO WEB
R$67.90
DESCRIÇÃO:
– Trata-se de um projeto COPIA, portanto é importante fazer modificações nele
– Não tem direito a correções gratuitamente
– Formatado de acordo com as normas ABNT
– Projetos EXCLUSIVOS sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.
- Description
- Reviews (0)
Description
CURSO: | ||||||||||
CST EM DESENVOLVIMENTO WEB | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – DESENVOLVIMENTO WEB | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
A extensão universitária voltada ao programa de ação e difusão cultural do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Web, tem por finalidade utilizar os conhecimentos relacionados a tecnologia da informação para promover formas de auxiliar as pessoas ou grupos ligados à atividades culturais. Dessa forma, as atividades podem ser desenvolvidas em: secretaria da cultura, pinacotecas, teatros, grupos de artesanato, bandas, entre outros grupos ou locais relacionado à atividades culturais. | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Projeta, desenvolve, testa, implanta, mantém, avalia e analisa páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a Internet;
II – Avalia, especifica, seleciona e utiliza metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações; III – Elabora e estabelece diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo. |
||||||||||
PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
No Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Web, o perfil do egresso visa uma formação profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação frente ao programa de ação e difusão cultural, demonstra as habilidades de comunicação interpessoal, resolução de problemas e flexibilidade, capaz de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos princípios éticos. Tais atividades proporcionam além da compreensão de outros contextos social pelo contato com diferentes realidades e culturas, atuar de forma ativa na promoção das atividades de cunho artístico e cultural. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas Flexibilidade e adaptação Comunicação Interpessoal |
||||||||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
As ações de extensão do programa voltado a cultura no Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Web, tem como objetivo utilizar os conhecimentos técnicos relacionados a tecnologia da informação, a fim de auxiliar os profissionais relacionados a atividades culturais. Os desenvolvimentos, podem de alguma forma prover a divulgação de produtos ou serviços, auxiliar no planejamento, organização e gerenciamento das atividades, entre diversas outras possibilidades, desde que estejam relacionadas a cultura. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Algoritmos e Estruturas de Dados;
II – Interação Homem-Computador; III – Lógica e Matemática Discreta; IV – Fundamentos e Técnicas de Programação; V – Paradigmas de Linguagens de Programação; VI – Inteligência Artificial; VII – Bancos de Dados; VIII – |
||||||||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
SEGURADO, Valquiria Santos (org.). Projeto de interface com o usuário. São Paulo: Pearson, 2017.
ALVES, William Pereira. Java para Web: desenvolvimento de aplicações. São Paulo: Érica, 2015. FRAIN, Ben. Responsive Web Design with HTML5 and CSS3. Birmingham: Packt Publishing, 2012. |
||||||||||
RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
||||||||||
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
||||||||||
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
9.5 Fortalecer a pesquisa científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais em todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, inclusive, até 2030, incentivando a inovação e aumentando substancialmente o número de trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento por milhão de pessoas e os gastos público e privado em pesquisa e desenvolvimento
|
||||||||||
Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Secretaria de Cultura da cidade de XXXXXXX | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
No âmbito do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Web, foi realizado o projeto de extensão “Tecnologia e Inclusão Cultural: Ampliando Horizontes na Era Digital”, que teve como objetivo apresentar aos profissionais da Secretaria de Cultura e outros interessados no setor cultural como a tecnologia da informação pode ser uma ferramenta poderosa para promover a cultura, incluindo a promoção de eventos, preservação do patrimônio cultural e ampliação do acesso à cultura.
Sendo assim, na fase de planejamento e preparação, realizamos uma reunião com a coordenação da Secretaria de Cultura. Durante a reunião, apresentamos o projeto da palestra, seus objetivos e sua importância. A coordenação expressou seu apoio ao evento e concedeu a autorização para a sua realização, destacando o interesse em explorar como a tecnologia poderia ser aplicada no setor cultural. A palestra realizada na Secretaria de Cultura foi um evento marcante e enriquecedor. A manhã começou com uma calorosa recepção dos participantes, incluindo profissionais da Secretaria de Cultura e membros da comunidade cultural local. O objetivo do evento era claro: explorar como a tecnologia da informação pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a cultura de maneira inclusiva e sustentável. A primeira seção, “Introdução ao Potencial Tecnológico na Cultura”, abriu a palestra com entusiasmo. Apresentamos casos inspiradores, como museus que utilizam realidade virtual para proporcionar experiências imersivas aos visitantes. Discutimos também como aplicativos móveis estão sendo usados para criar passeios virtuais em locais históricos, tornando o patrimônio cultural mais acessível. A segunda seção, “Desenvolvimento Web e Cultura”, levou a discussão para a criação de websites e aplicativos culturais. Exemplificamos como um website interativo dedicado a um festival cultural local pode fornecer informações em tempo real sobre eventos, atrações e até mesmo permitir que o público interaja com os organizadores. Mostramos como isso pode resultar em maior envolvimento e participação da comunidade. A terceira seção, “Inclusão Digital e Acesso à Cultura”, foi um ponto focal. Destacamos a importância de garantir que todos tenham a oportunidade de acessar a cultura, independentemente de sua localização ou recursos financeiros. Usamos o exemplo de programas de inclusão digital em bibliotecas públicas, que capacitam as comunidades a explorar a cultura digital, ampliando seus horizontes. Na seção seguinte, “Redes Sociais e Engajamento Cultural”, mergulhamos nas estratégias de marketing digital para promover eventos culturais. Demonstramos como o uso eficaz das redes sociais pode gerar entusiasmo em torno de um evento e criar comunidades culturais online. Citamos o exemplo de uma campanha de crowdfunding bem-sucedida para financiar um festival de música local, impulsionada pelas redes sociais. A última seção, “Preservação do Patrimônio Cultural,” enfatizou a importância de digitalizar e preservar o patrimônio cultural. Compartilhamos exemplos de museus virtuais que oferecem acesso a coleções raras e artefatos históricos para um público global. Demonstramos como a tecnologia está sendo usada para preservar idiomas em perigo de extinção e tradições culturais únicas. A palestra encerrou com uma sessão de perguntas e discussão. Os participantes estavam entusiasmados, fazendo perguntas sobre como aplicar essas ideias em suas próprias atividades culturais. Foi gratificante ver como a palestra inspirou reflexões e ações para ampliar o acesso à cultura e promover o desenvolvimento sustentável.
|
||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Não houve necessidade
|
||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
A palestra proporcionou resultados significativos. Profissionais da Secretaria de Cultura e outros membros da comunidade cultural local saíram da palestra com uma conscientização mais profunda sobre o potencial da tecnologia para a promoção da cultura. Muitos deles expressaram um forte desejo de adotar práticas tecnológicas em suas atividades culturais, como desenvolver websites, aplicativos e explorar estratégias de marketing digital.
A palestra também teve um impacto positivo na promoção da inclusão digital, com os participantes reconhecendo a importância de garantir o acesso à cultura para todos, independentemente de sua localização ou recursos financeiros. Alguns profissionais mencionaram planos de implementar programas de inclusão digital em suas instituições. A palestra também incentivou a inovação e a pesquisa, com profissionais expressando interesse em buscar parcerias com instituições de pesquisa e tecnológicas para impulsionar projetos culturais inovadores. Finalmente, a palestra destacou a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o Objetivo 9, inspirando os participantes a considerar como suas atividades culturais podem contribuir para metas mais amplas de desenvolvimento sustentável.
|
||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Concluindo, a palestra “Tecnologia e Inclusão Cultural: Ampliando Horizontes na Era Digital” foi uma experiência extremamente positiva e enriquecedora. Durante a palestra, exploramos várias maneiras de como a tecnologia pode ser aplicada para promover a cultura, incluindo o uso de desenvolvimento web, redes sociais, inclusão digital e preservação do patrimônio cultural.
A palestra não apenas aumentou nossa conscientização sobre o potencial da tecnologia na cultura, mas também inspirou ação. Muitos participantes expressaram o desejo de implementar práticas tecnológicas em suas instituições culturais, como a criação de websites, aplicativos e estratégias de marketing digital. Também destacamos a importância da inclusão digital, garantindo que todos tenham acesso à cultura, independentemente de sua localização ou recursos financeiros. Além disso, a palestra ressaltou a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o Objetivo 9, incentivando-nos a considerar como nossas atividades culturais podem contribuir para metas mais amplas de desenvolvimento sustentável. Para o futuro, sugiro que continuemos a explorar parcerias com instituições de pesquisa e tecnológicas para impulsionar projetos culturais inovadores. Além disso, é fundamental que mantenhamos o diálogo sobre a inclusão digital e a promoção da cultura acessível. Podemos realizar workshops práticos para ajudar os profissionais da cultura a implementar as práticas discutidas na palestra.
|
||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
“A palestra sobre tecnologia e cultura foi uma revelação para mim, como professor de música. Aprendi como a tecnologia da informação pode enriquecer nossa abordagem à música e ao ensino. A seção sobre preservação do patrimônio cultural me fez refletir sobre como podemos usar a tecnologia para preservar partituras e gravações valiosas. Além disso, as estratégias de marketing digital e redes sociais abrem novas possibilidades para promover nossos recitais e concertos. Estou empolgado para compartilhar esse conhecimento com meus alunos e explorar novas formas de integrar a tecnologia à nossa prática musical.” Disse o Senhor Érick, professor de música.
|
||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
||||||||||
Minha experiência com as ações extensionistas foi transformadora em vários aspectos. Ao participar dessas iniciativas, pude perceber um aprimoramento significativo das minhas habilidades profissionais. Trabalhar diretamente em projetos que tinham um impacto real na comunidade me permitiu aplicar o conhecimento teórico que adquiri durante o curso de Desenvolvimento Web de uma maneira prática e significativa. A interação com as demandas do mundo real e com as pessoas que se beneficiariam das soluções que estávamos desenvolvendo trouxe uma dimensão prática ao aprendizado.
Além disso, ao longo das ações extensionistas, tive a oportunidade de identificar e contribuir para a melhoria ou resolução de problemas reais enfrentados pela comunidade. Isso foi incrivelmente gratificante, pois pude ver diretamente como as habilidades que adquiri no curso poderiam ser aplicadas para criar soluções tangíveis e impactantes. Ao articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas, percebi o valor prático e a relevância da minha formação. Foi uma experiência que conectou teoria e prática, e me ajudou a entender o verdadeiro potencial da tecnologia da informação no contexto cultural e social. Essas ações extensionistas não apenas me proporcionaram um crescimento profissional, mas também uma profunda satisfação pessoal ao saber que estávamos fazendo a diferença na vida das pessoas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade. Essa experiência reforçou minha convicção de que a tecnologia da informação pode desempenhar um papel fundamental na promoção da cultura, na inclusão digital e na busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
|
||||||||||
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
|
||||||||||
“Participar da palestra foi uma experiência extremamente esclarecedora. A apresentação trouxe insights valiosos sobre como a tecnologia da informação pode revolucionar a promoção da cultura e, ao mesmo tempo, garantir sua acessibilidade a todos. Além disso, a discussão sobre inclusão digital ressoou fortemente conosco, e estamos entusiasmados em implementar programas que democratizem o acesso à cultura em nossa comunidade.” Disse a Senhora Marília, Coordenadora.
|
||||||||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
|
||||||||||
FRAIN, Ben. Responsive Web Design with HTML5 and CSS3. Birmingham: Packt Publishing, 2012.
KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006.
|
||||||||||
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||
Reviews
There are no reviews yet.