RPPN como possibilidade de gestão ambiental sustentável

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Titulo Portfólio: Mercado Pet no Brasil: O caso da Empório Pet Care

Curso:  Processos Gerenciais

 

DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfólios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.

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Descrição

Titulo Portfólio: RPPN como possibilidade de gestão ambiental sustentável

Curso:  Gestão Ambiental

 

 

DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas

– Formatado segundo normas ABNT

– Corrigido

– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).

– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.

– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.

 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

 

Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: RPPN como possibilidade de gestão ambiental sustentável. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Este trabalho tem por objetivo entender como o processo de implantação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) desenvolvida por uma empresa de produção de energia elétrica, pode ser uma possibilidade de gestão ambiental sustentável. Diante disso, você deverá produzir um texto, de acordo com os questionamentos ou situações descritas em cada Tarefa.

 

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Imagine que uma empresa especializada na produção de energia elétrica a partir do uso de painéis solares fotovoltaicos, adquiriu uma área de 120 hectares na sua cidade, para a instalação de uma nova unidade. Essa área possui 40% de seu espaço de vegetação nativa preservada e a administração da empresa gostaria de transformá-la em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a fim de conservar esse espaço e desenvolver atividades para a população do entorno dessa área. A Lei 9985/2000 (art. 21), salienta que as RPPNs são unidades de conservação de uso sustentável, de domínio privado, localizadas em área urbana ou rural, com o objetivo de preservar e conservar a diversidade biológica, promover a educação ambiental, a pesquisa científica e o turismo ecológico, gravadas com perpetuidade, por intermédio de termo de compromisso averbado à margem da inscrição no Registro Público de Imóveis. Desta forma, você deverá desenvolver um texto, expondo informações sobre o planejamento e gerenciamento da Unidade de Conservação (RPPN), pensando numa gestão ambiental sustentável. Situação-Problema Essa produção textual busca refletir sobre o processo de planejamento e implantação de uma unidade de conservação, bem como sobre questões relativas à produção de energia de forma sustentável e preservação do meio ambiente.

 

TAREFA 1. Caracterização da área A partir de pesquisas bibliográficas de estudos realizados em sua região você deverá caracterizar os seguintes aspectos, pensando em uma RPPN existente ou fictícia: A) Características físicas: tipo de solo, relevo e clima; presença de recursos hídricos ou não, descrevendo, em caso positivo, se a vegetação ciliar está preservada. B) Características biológicas: bioma e tipo de vegetação predominante; principais espécies de plantas e animais que ocorrem, bem como aquelas que estão ameaçadas de extinção; descrever a ocorrência de espécies exóticas invasoras; destacar, quando for o caso, se há algum desequilíbrio ambiental em relação à cadeia alimentar (por exemplo, ausência de grandes predadores ou populações com densidades muito elevadas de herbívoros, levando ao surgimento de pragas).

TAREFA 2. Uma vez que a área está caracterizada, reflita sobre as seguintes questões: A) Zona de Amortecimento (ZA): A ZA é uma área estabelecida ao redor de uma unidade de conservação com o objetivo de filtrar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como: ruídos, poluição, espécies invasoras e avanço da ocupação humana, especialmente nas unidades próximas a áreas intensamente ocupadas. Sendo assim, escreva um texto levantando as seguintes questões: • Qual a importância da Zona de Amortecimento (ZA) para uma Unidade de Conservação? • O estabelecimento de uma ZA é obrigatório para quais categorias de unidades de conservação? B) Plano de Manejo: O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC e no seu entorno. Sendo assim, escreva um texto considerando as seguintes questões: • Para quais categorias de unidades de conservação é exigido a elaboração de um plano de manejo? • De que forma o plano de manejo auxilia no zoneamento de uma unidade de conservação?

 

TAREFA 3. A) Energias renováveis e não-renováveis: As fontes renováveis de energia, como o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Enquanto as fontes não-renováveis de energia são aquelas que poderão esgotar-se em um futuro relativamente próximo. Sendo assim, escreva um texto considerando a seguinte questão:

Trace um panorama geral das principais fontes de energia ofertadas no Brasil nos últimos 2 anos, para geração de energia elétrica e, apresente as principais vantagens e desvantagens de seu uso. B) Energia solar: é o aproveitamento da luz do sol. Há duas formas de aproveitamento da energia solar, a fotovoltaica e a térmica. Na primeira forma, são utilizadas células específicas que empregam o “efeito fotoelétrico” para produzir eletricidade. A segunda forma, por sua vez, utiliza o aquecimento da água tanto para uso direto quanto para geração de vapor, que atuará em processos de ativação de geradores de energia. Considerando tais informações, escreva um texto considerando as seguintes questões: • Comente sobre a energia solar fotovoltaica, destacando aspectos econômicos, sociais e ambientais e demonstre com mapas qual o potencial que o Brasil apresenta para o uso desta fonte de energia. • Utilizando de dados recentes apresente os avanços tecnológicos e os incentivos legais e fiscais ao uso da energia solar fotovoltaica no Brasil e comente sobre os principais impedimentos para que esta fonte ainda seja pouco utilizada em nosso país. • Considerando a proposta da produção textual, discuta como a usina solar poderia ser utilizada para dar suporte ao plano de manejo da RPPN a ser instalada.

TAREFA 4.

Ressaltar os aspectos e a importância da Educação Ambiental e propor ações de Educação Ambiental não formal (Lei 9795/99 art. 13) que podem ser desenvolvidas com os funcionários e com moradores do entorno, construindo desta forma valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

TAREFA 5.

Explicar a importância da constituição dessa reserva enquanto ação de responsabilidade socioambiental, visto que a empresa já percebeu que precisa ofertar à população das proximidades oportunidades de melhor se relacionar com o meio ambiente, assim como ela mesma se responsabilizar por ações sustentáveis. Pontos a ressaltar: · Implantação da RPPN (Pode ser considerada como uma ação de gestão socioambiental, revelando os valores da empresa?) . Ações de gestão socioambiental são também ações de marketing empresarial? Caso você responda que sim, esse tipo de atitude é prejudicial ou benéfica para a empresa? · Como a empresa pode usar esse espaço, RPPN, como uma extensão de suas ações de gestão, pensando em beneficiar o meio ambiente, funcionários, população do entorno da empresa etc? TAREFA 6. Considerações finais É a finalização do texto, onde você irá expor a conclusão geral do trabalho. Referências bibliográficas BELTRÃO, Carolina Lorentz. Educação Ambiental em RPPNs: O caso de Lima Duarte – MG. 2007. Monografia (Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/178/1/2007_CarolinaLorentzBeltrao.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021. NASCIMENTO, JML., and CURI, RC. A interface da responsabilidade social na gestão de recursos naturais. In: LIRA, WS., and CÂNDIDO, GA., orgs. Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2013, pp. 173-192. ISBN 9788578792824. Disponível em: https://books.scielo.org/id/bxj5n/pdf/lira-9788578792824-07.pdf Acesso em 13 dez. 2021. PHILIPI, A. Jr.; REIS, L.B. dos. Energia e Sustentabilidade. Manole, Barueri, São Paulo, 2016. (Minha Biblioteca). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI GARCEZ, L.; GARCEZ, C.. Energia. 1 ed. Callis Editora, São Paulo/SP, 2010. (Minha Biblioteca). REIS, L.B. dos; FADIGAS, E.A.; CARVALHO, C.E. Energia, recursos naturais e a prática do desenvolvimento sustentável. 1 ed. Manole, Barueri, São Paulo, 2005. (Minha Biblioteca). DIAS, Reinaldo. Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2014. (Minha Biblioteca) ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Gestão socioambiental: estratégias na nova era da sustentabilidade. Rui Otávio Andrade e Takeshy Tachizawa. – 2.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

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