Portfólio Pronto EAD: Inovações em gestão de pessoas na Success
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.
Prezado(a) aluno(a),
Seja bem-vindo(a) a esse semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho, você desenvolverá a atitude de investigação relacionada a uma Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) embasado em conhecimentos construídos em cada disciplina ao longo do semestre e no exercício da sua capacidade analítico-reflexiva.
Você deverá ler atentamente as NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL, conforme consta ao final deste documento.
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá conhecer o contexto da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) para realizar as tarefas propostas. Considere o caso hipotético “Inovações em gestão de pessoas na Success” apresentado na sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Inovações em gestão de pessoas na Success
Foi-se o tempo em que se acreditava que produtividade e satisfação no trabalho poderiam ficar separadas sem maiores prejuízos aos resultados organizacionais. Já sabemos, há um bom tempo, que quanto mais os funcionários se sentirem satisfeitos e engajados em suas tarefas, a probabilidade de aumento da produtividade e eficiência é maior. Com a pandemia isso parece ter ficado ainda mais claro, já que pessoas preocupadas, adoecidas ou sobrecarregadas deixam de produzir ou o fazem muito pouco e com má qualidade, afetando significativamente os negócios e o futuro de suas empresas.
Pensando nisso, a empresa Success vem se importando cada vez mais com o desenvolvimento de seu pessoal, buscando inovações em seus processos. Ela atua na área de serviços tecnológicos e soluções de negócios para pequenas, médias e grandes empresas, tendo sido criada pouco antes da eclosão da pandemia, no final de 2018. Atualmente conta com um quadro de 130 funcionários.
A diretoria, junto com a área de Recursos Humanos da empresa, chegou à conclusão de que é preciso se atualizar às novas tendências e inovações em gestão de pessoas e, para isso, resolveu contratar uma consultoria externa especializada na área para auxiliar na adequação desses processos e propor novas práticas que levem a Success ao alcance de seus objetivos.
Agora é com você!
Seu trabalho é posicionar-se enquanto membro dessa consultoria externa contratada pela empresa Success e resolver os desafios propostos a seguir, considerando os conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre.
DESAFIO 1 – AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH
A diretoria da Success sempre demonstrou preocupação com os valores da empresa, e buscou realizar todos os seus processos por meio de uma conduta baseada na legalidade e na ética. A diretoria da empresa, visando a melhoria contínua, resolveu checar se o sistema de cartão ponto eletrônico está de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Ao contratar os auditores, apresentou a eles o pedido de validação dos processos relacionados aos registros de ponto da empresa. Ao executar a auditoria, foram apresentadas três situações conforme descrito a seguir:
1) O sistema que a empresa registra o ponto dos funcionários foi elaborado pela TI da empresa. Não há cadastro do sistema perante o Ministério do Trabalho.
2) Alguns trabalhadores trabalham externamente não sendo possível o controle de horário pela característica da função. Estes não estão registrando seus pontos no sistema, mas registram em cartão manual rigidamente das 8 às 18 horas com intervalo das 12 às 14 horas. Aos sábados registram das 8 às 12 horas.
3) Alguns colaboradores terceirizados também registram seus pontos no sistema feito pela empresa. Diante destes apontamentos você, como profissional da área de recursos humanos da empresa, precisa avaliar quais problemas estão sendo levantados pela auditoria.
No mesmo sentido, fundamente os problemas encontrados apontando soluções para correção.
Quais são os problemas encontrados?
Quais são as recomendações para a empresa corrigir os problemas
encontrados?
DESAFIO 2 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A empresa Success, assim como as demais empresas do mercado, está inserida em um cenário cada vez mais dinâmico e ávido por mudanças, sendo que a competitividade e a capacidade para inovar passaram a ser características imprescindíveis para o êxito dos resultados organizacionais.
Todavia, não podemos esquecer que qualquer organização, por mais moderna e tecnológica que seja, precisa das pessoas para produzir, criar e atingir os objetivos almejados. Sendo assim, é fundamental considerar a qualidade de vida das pessoas em seus ambientes de trabalho.
Dentre as tendências e inovações em gestão de pessoas que precisam ser atualizadas na Success, é fundamental a proposta de planos de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) que possam alcançar todos os colaboradores, levando em consideração as dimensões biológica, psicológica, social e organizacional. Afinal de contas, Qualidade de Vida no Trabalho é um abrangente campo conceitual e prático que se preocupa com as condições de vida das pessoas dentro do contexto organizacional.
Pensando nisso e considerando que a Success está ciente da importância de promover ações de bem-estar e saúde aos seus colaboradores, você deverá descrever uma proposta de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) que abarque as dimensões biológica, psicológica, social e organizacional, e que contenha os seguintes tópicos: 1) a proposta descrita com as ações práticas que serão aplicadas, 2) os objetivos a serem alcançados, 3) as etapas de implantação da proposta e 4) os resultados esperados.
DESAFIO 3 – INOVAÇÕES EM APLICAÇÃO DE PESSOAS
A consultoria externa contratada identificou que, mesmo com a iniciativa de implementação constante de programas de T&D, aos 130 funcionários, a Success ainda não dispõe de estratégias formais de identificação ou reconhecimento do desenvolvimento de novas habilidades e, portanto, não gerencia nem valoriza adequadamente todos os seus talentos. Alguns profissionais, principalmente nesse momento de pandemia, não se sentem desafiados e alegam falta de atividades que mobilizem políticas de remuneração e benefícios compatíveis com suas funções.
Qual é a sua proposta para solucionar as lacunas descritas, considerando a necessidade de implementar soluções tecnológicas na gestão de talentos? Conceitue o termo “Gestão de Talentos” e descreva sua proposta.
DESAFIO 4 – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Sabemos que o atual cenário econômico e social exige que as organizações passem a atuar sob novos padrões de qualidade, produtividade e competitividade, o que requer a adoção de modelos de gestão que considerem as pessoas como a maior riqueza de seus ambientes, valorizando sua capacidade intelectual em detrimento de sua força física. O trabalho e o emprego assumiram novas configurações, e o processo de Recrutamento e Seleção, compreendido como atividade fundamental para o crescimento e desenvolvimento do negócio, passa a considerar a nova realidade do mercado de trabalho. Diante dessa perspectiva, a Success identificou que precisa modernizar-se e acompanhar as tendências na captação de novos talentos que algumas empresas do segmento já vêm praticando.
Até o presente momento, a Success havia definido como política de recrutamento e seleção, ações que privilegiam somente o recrutamento externo. Sabe-se que o Recrutamento Externo acontece quando a empresa busca no mercado de trabalho os candidatos para o processo de seleção, optando em captar candidatos que vão agregar novas ideias, experiências e competências ao seu quadro funcional.
Sendo assim, a consultoria externa que a Success contratou tem um desafio à frente que é demonstrar para a direção e os gestores, a relevância de implantar o recrutamento interno na organização.
Para tanto, é preciso que você apresente para a diretoria da Success:
1) Uma definição de Recrutamento Interno;
2) Descreva, ao menos, três vantagens da prática do Recrutamento interno;
3) Discuta se existem desvantagens. Se sim, descreva, ao menos, três desvantagens da prática do Recrutamento Interno.
DESAFIO 5 – ROTINAS TRABALHISTAS E DEPARTAMENTO PESSOAL
Como foi percebido no processo de auditoria realizado pela empresa, existem alguns problemas relacionados aos controles de ponto dos funcionários que precisam ser corrigidos. Assim como o controle de ponto, o controle de horas extras é fundamental para que não haja problemas com os direitos trabalhistas dos colaboradores. Considerando esta afirmação, responda alguns questionamentos feitos pela diretoria sobre as horas extras de seus colaboradores.
1) Qual o percentual mínimo que precisamos aplicar sobre as horas extras?
2) Como deve ser feito o cálculo do reflexo de horas extras no descanso semanal remunerado (DSR) dos empregados?
3) As horas extraordinárias podem ser compensadas ao invés de serem pagas?
REFERÊNCIAS
BUSSE, Angela Maria Fagnani; MANZOKI, Simone Luiza. Auditoria de recursos humanos. Curitiba: Intersaberes, 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CINTRA, Josiane et al. Auditoria e consultoria em recursos humanos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CINTRA, Josiane & DALBEM, Eloísa. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
COSTA, José Manoel da. MACHADO, Vânia de Almeida Silva. Legislação e práticas trabalhistas. Londrina: Editoa e Distribuidora Educacional S.A., 2014. 184p. Disponível em: < https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/9912 >.
FIDELIS, Gilson José. Gestão de Pessoas: rotinas trabalhistas e dinâmicas do departamento de pessoal. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Érica, 2016. Disponível: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536522562/ >
GARCIA, Roni Genicolo. Manual de rotinas trabalhistas: problemas práticos na atuação diária. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597018257/ >
JULIANO, Marcio de Cassio. Inovações em aplicação de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
LIMA, Rinaldo José Barbosa. Auditoria em recursos humanos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. LIMONGE-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. Editora: Atlas, 2004 (MINHA BIBLIOTECA).
MENEZES, Cláudio Armando Couce de Menezes et al. Direitos fundamentais e poderes do empregador: o poder disciplinar e a presunção de inocência do trabalhador. Revista Ltr: legislação do trabalho, São Paulo, SP, v. 78, n. 12, p. 1433-1442, dez. 2014.
NAPOLI, Cláudia Cardoso Moreira et al. Recrutamento e seleção. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.
SILVA, Marilene Luzia da. REZENDE, Mardele Eugênia Teixeira. Rotinas trabalhistas: legislação e práticas para gestão de pessoas. 2. ed. São Paulo: Érica, 2016. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536517957/ >
Ficou interessando no nosso conteúdo ?! Adquire já o seu portfólio.
Deixe um comentário