Portfólio Pronto EAD: A Importância da Ludicidade na Educação Infantil
Titulo Portfólio: A importância da ludicidade na Educação Infantil – Semestre: 3°/4°
Curso: Pedagogia
Disciplinas: • Aprendizagem da Matemática • Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental • Corpo e Movimento • Educação de Jovens e Adultos • Ludicidade e Educação • Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil • Letramentos e Alfabetização
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.
A Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática A
importância da ludicidade na Educação Infantil. Escolhemos essa temática devido à sua relevância para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para as descobertas e aprendizagens vivenciadas nesta etapa. Crianças, jovens e adultos podem ter um envolvimento maior nas atividades realizadas em sala de aula e uma aprendizagem mais significativa a partir de proposições lúdicas. Segundo Luckesi (2000, p.52), a ludicidade é um fazer humano mais amplo, que se relaciona não apenas à presença das brincadeiras ou jogos, mas também a um sentimento, a atitude do sujeito envolvido na ação, que se refere a um prazer de celebração em função do envolvimento genuíno com a atividade, a sensação de plenitude que acompanha aquilo que é significativo e verdadeiro. Na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, a ludicidade torna-se ainda mais relevante, visto que as interações e a brincadeira são eixos estruturantes das práticas pedagógicas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, “[…] A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível
identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a
resolução de conflitos e a regulação das emoções” (BRASIL, 2018, p. 33. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018). Ao analisar os campos de experiência apresentados na BNCC (BRASIL, 2018), é possível identificar diferentes formas de explorar a ludicidade. Entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiência “O Eu, o outro e o nós”, por exemplo, identificamos o respeito a regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras, no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, observamos a experimentação de diferentes possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes, entre outros objetivos de aprendizagem que evidenciam esse viés com a ludicidade. O modo como o professor aborda determinada temática, as estratégias que utiliza ao longo das aulas, a proposição de um jogo, seja ele tradicional ou virtual ou as relações estabelecidas com os campos de experiência e objetivos de aprendizagem, estão diretamente ligadas à ludicidade. A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
- Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês devem elaborar uma produção textual que contemple um ou mais conteúdos de sua área.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Luíza é uma professora muito criativa. Ela atua na Educação Infantil há cerca de
dez anos e seu trabalho é reconhecido por seus gestores, colegas de trabalho e também pelos familiares dos alunos atendidos pela professora. Uma de suas principais características é a exploração da ludicidade no contexto educacional. A postura que Luíza assume em sala de aula é uma postura lúdica. As abordagens e estratégias utilizadas são muito atrativas e divertidas para os alunos e oportunizam um desenvolvimento adequado para a Educação Infantil. Fernanda é diretora da instituição que Luíza trabalha e realiza com frequência reuniões com o corpo docente da escola. Ela sempre destaca a importância da ludicidade na Educação Infantil e a necessidade de estudar os documentos norteadores para o trabalho a ser desenvolvido nessa etapa da Educação Básica, visando o êxito esperado por todos. A diretora também incentiva os professores a compartilharem as experiências desenvolvidas em sala de aula para que possam aprender uns com os outros.
A admiração pelo trabalho desenvolvido por Luíza levou a diretora a fazer um
convite para a professora. A diretora pediu para Luíza compartilhar na próxima reunião com os professores o modo como ela organiza as suas aulas, evidenciando a presença da ludicidade em sua prática pedagógica. O objetivo seria ajudar outros colegas, principalmente aqueles que ainda não têm muita experiência, a desenvolverem práticas lúdicas e atrativas, respaldadas nos documentos norteadores para a Educação Infantil. Luíza foi para casa pensativa, imaginando como poderia compartilhar sua experiência com os colegas.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Para apresentar aos colegas o modo como conduzia as suas aulas, Luíza decidiu
elaborar uma sequência didática voltada a crianças de quatro anos de idade. A ideia
seria evidenciar a proposição de experiências que estivessem de acordo com os
objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil de acordo com a BNCC de modo lúdico e atrativo. Se você estivesse no lugar de Luíza, como organizaria essa sequência didática? Que tipo de experiências poderiam ser desenvolvidas? Quais ações ou estratégias poderiam ser utilizadas para evidenciar a ludicidade presente em suas aulas?
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