Portfólio Pronto EAD: O Caso da Empresa Lancaster
Titulo do Anuncio: O caso da empresa Lancaster – Semestre: 3°/4°
Curso: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Disciplinas: • Legislação Social e Trabalhista • Responsabilidade Social e Ambiental • Comportamento Organizacional • Modelos de Gestão • Métodos Quantitativos
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o caso da empresa Lancaster, apresentado na sequência. Na Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a empresa Lancaster. Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por Você).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige. Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A pandemia de coronavírus alterou muitos comportamentos dos brasileiros. Um deles foi o hábito de pedir comida por aplicativo. Os gastos com delivery cresceram 149% no último ano, segundo a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, que analisou as despesas dos usuários com os três principais aplicativos de entregas — Rappi, Ifood e Uber Eats. Dezembro de 2020 foi o mês com mais gastos com delivery. Quando comparado a março, início da pandemia, o aumento foi de 187% (análise de dados de mais de 46 mil usuários do aplicativo Mobills entre os meses de janeiro e dezembro de 2020). Nesse cenário surgiu as dark kitchens, conhecidas também como cloud kitchen (cozinha nas nuvens), virtual kitchen (cozinha virtual) ou ghost kitchen (cozinha fantasma), que representam um
tipo de estabelecimento que trabalha apenas com os bastidores da preparação de alimentos, sem o acesso dos clientes. É um negócio pensado para atender um perfil de consumidor que compra refeições sem se importar em saber a localização exata onde a comida foi preparada, desde que chegue com qualidade
e rapidez. A interação com os consumidores e o processo de compra dos alimentos acontece no mundo virtual. E o serviço de delivery concretiza a experiência.
A Lancaster, startup brasileira, atua no modelo de “cozinhas como um serviço” e tem apresentado bons resultados desde o início dos negócios em julho de 2020. A empresa foi criada pelo senhor Marcos Andrade, que utiliza um de seus imóveis para o empreendimento, localizado na zona oeste de São Paulo, com um espaço de 500 metros quadrados, contando com uma pizzaria, uma hamburgueria e três restaurantes.
A Lancaster adquire a operação de entrega dos restaurantes, pizzaria e hamburgueria em um modelo de licenciamento, pagando royalties para os estabelecimentos (isto é, uma quantia pelo direito de uso, exploração e comercialização) e assumindo os lucros da operação de delivery. A dark kitchen possui câmaras frias, espaços para pré-preparo de carne, peixes e vegetais
além de equipamentos industriais para produzir os pratos, lanches e pizzas. Dá a estrutura da cozinha, mas também define o processo de produção, treina a equipe, gerencia os parceiros de entrega Rappi, Uber Eats e iFood, cria um canal de atendimento ao consumidor e define o raio ideal de entrega para manter a qualidade dos alimentos. Um exemplo de operação dark kitchen que se aplicaria à Lancaster (situação hipotética), seria o licenciamento para produção de hambúrgueres da marca Giraffas, pizzas da marca Domino’s, e pratos dos restaurantes Coco Bambu, Outback e Fogo de Chão. Neste cenário a Lancaster produz e distribui os produtos prontos destas marcas, sendo a produção subsidiária. As marcas economizam por não terem a necessidade dos espaços físicos e linhas de produção, e a Lancaster lucra por não ter a necessidade de operar os pontos de venda. Esse modelo de negócio diferencia-se do modelo de Franquia, onde a Lancaster teria de operar todo o modelo de negócio das
marcas que operaria, incluindo os pontos de venda. O senhor Marcos Andrade pensa em expandir a empresa, mas ainda tem algumas preocupações que serão apresentadas a seguir e contrata você como consultor para ajudar a
empresa Lancaster a atingir a excelência. Fonte: RIBEIRO, Diana. Efeito pandemia: gastos com delivery crescem 187% em 2020. Disponível
em: 187-em-2020/ >. Acesso em: jul. 2021.
Agora, é com você!
TAREFAS
Você atuará como consultor empresarial e o seu desafio é apresentar à empresa Lancaster um relatório de análise dos processos organizacionais, mostrando as novas estratégias de crescimento que devem ser entregues ao senhor Marcos Andrade, em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.
Passo 1
Tendo em vista que o senhor Marcos Andrade almeja ampliar o seu negócio e, para evitar futuras demandas trabalhistas, pretende esclarecer alguns pontos junto à consultoria contratada. Seu objetivo é manter uma boa relação com os atuais e futuros trabalhadores, sempre respeitando a legislação, pois sabe que violações legais podem criar um grande passivo à empresa. Dessa forma, o sr. Marcos Andrade expõe que o relatório do consultor deve apresentar um parecer quanto aos seguintes aspectos:
- Na intenção de reduzir custos, é possível contratar trabalhadores como pessoa jurídica? Em outras palavras, se houver a necessidade de contratação de novos colaboradores, o regime contratual poderá ser o autônomo/pessoa jurídica ou, obrigatoriamente, deverá ser o de empregado celetista com a carteira devidamente assinada? (Para se pronunciar a respeito disso no parecer, não deixe de observar o aspecto da pejotização do trabalhador, bem como os requisitos da relação de emprego).
• Caso haja contratação de empregadas gestantes durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, haverá necessidade de afastá-las das atividades de trabalho presencial, impondo o trabalho em home office? Isso se aplica apenas às trabalhadoras não vacinadas?
Passo 2
O consumo global de recursos vem aumentando há muito tempo. Apesar de consumo de bens ter crescido continuamente nos países industrializados por décadas, os países em desenvolvimento, como o Brasil, têm visto um aumento no consumo das famílias e no número de consumidores. E o aumento do consumo leva, é claro, ao aumento na produção de resíduos. Porém, existem várias
maneiras de gerenciar melhor o lixo e os outros resíduos. Pensando em nossa SGA, uma Dark Chicken é um potencial gerador de resíduos, por isso o
senhor Marcos Andrade pretende desenvolver um plano para gestão dos resíduos sólidos dos restaurantes que estão estabelecidos em seu negócio.
Dessa forma, reflita e escreva sobre os pontos a seguir:
- Como consultor, desenvolva esse plano de gestão de resíduos, a fim de diminuir o impacto ambiental gerado pelos restaurantes. • De que forma o negócio de Marco Aurélio pode capacitar os trabalhadores do restaurante, utilizando a Educação Ambiental, para aplicar os conceitos do plano de gestão de resíduos.
Passo 3
Uma das preocupações do senhor Marcos Andrade com o crescimento de seu negócio, já evidenciado pelo aumento no número de pedidos dos clientes, é com relação à qualidade de vida no trabalho da equipe que atua diretamente na produção dos pratos, lanches e pizzas: os cozinheiros e auxiliares de cozinha.
Sabemos o quão importante é o trabalho na vida das pessoas, pois ele confere não só o sustento de necessidades básicas, mas exerce papel central na construção da identidade, possibilita a satisfação pessoal e promove o desenvolvimento de novas capacidades. E todo esse fator está diretamente relacionado às condições as quais o trabalho é vivenciado e aos significados que ele gera. Muitas vezes, com as demandas cada vez maiores dos clientes, o trabalho da equipe de cozinheiros e auxiliares de cozinha da Lancaster é bastante intenso, sendo necessário produzir muitos pratos, lanches e pizzas em pouco tempo e com ritmo acelerado para garantir o atendimento de todos os pedidos que chegam. Um dos cozinheiros até comentou que nesses momentos “não dá tempo nem de respirar”. Lembrando que você é o consultor que auxiliará o senhor Marcos Andrade na melhoria dos
processos de sua empresa, descreva no relatório que será apresentado a ele, os seguintes aspectos:
- Cite os possíveis efeitos na saúde e qualidade de vida dos(as) cozinheiros(as) e auxiliares de cozinha da empresa Lancaster se as condições de trabalho não forem adequadas e o bem- estar desses(as) trabalhadores(as) não for considerado.
- Crie uma proposta de intervenção em qualidade de vida no trabalho (QVT), cujo público- alvo seja toda equipe de cozinheiros e auxiliares de cozinha da Lancaster, tanto da pizzaria, quanto da hamburgueria e dos restaurantes, que contemple as seguintes etapas:
1) a descrição da prática de QVT (ou práticas) a ser(em) implantada(s);
2) os objetivos que deverão ser alcançados com a implantação dessas práticas;
3) a metodologia da proposta, ou seja, como a prática de QVT (ou práticas) será viabilizada (como vai acontecer, com que frequência vai acontecer, qual será o prazo, quem serão os responsáveis, entre outras informações pertinentes e coerentes à prática descrita),
4) os benefícios que se pretende atingir com essa proposta e que contribuirão para o sucesso do empreendimento do senhor Marcos, ao mesmo tempo em que deverão favorecer a qualidade de vida de seus trabalhadores.
Passo 4
De uma forma geral o Administrador de uma empresa precisa lidar no seu dia a dia com diversos desafios. São desafios ligados a busca pela eficiência, aumento de vendas, diminuição de custos, gerenciamento de pessoas e outras questões. Dessa maneira o Administrador precisa contar com ferramentas de gestão adequadas que o permitam utilizar e aproveitar os recursos disponíveis
da melhor forma possível.
Segundo FRANCO, RODRIGUES, CAZELA (2009),
Tecnologias de Gestão são propostas de meios de gestão que procuram auxiliar
os gestores na busca pela melhoria do desempenho organizacional, de forma
que sugerem a utilização sistemática de métodos e ferramentas que podem
contribuir com a maximização daquilo que as empresas são capazes de fazer.
FRANCO; RODRIGUES; CAZELA, 2009, p. 16).
É válido destacar que ferramentas de gestão são entendidas como as técnicas
utilizadas para se implantar essas tecnologias de gestão, as quais serão escolhidas e aplicadas pelos gestores conforme as necessidades específicas,
pois cada organização tem seus próprios desafios, externalidades, cultura e
sistemas de gerenciamento. (FRANCO; RODRIGUES; CAZELA, 2009, p. 16).
A LANCASTER deseja assim expandir seus negócios, dessa maneira, você como consultor, precisa auxiliar o Sr. Marcos Andrade no alcance do sucesso dessa expansão. Para isso comente sobre os seguintes tópicos abaixo.
• Comente sobre a seguinte Função Administrativa “PLANEJAMENTO”. Qual a importância do Planejamento para o desenvolvimento das organizações?
• Quais seriam as ações (planejadas) que devem ser realizadas pela LANCASTER para que sua expansão tenha sucesso? (Ex. Determinação do local de instalação, busca de pessoas…)
- Comente sobre a seguinte Função Administrativa “CONTROLE”. Qual a importância do Controle para o desenvolvimento das organizações?
• Cite e comente sobre alguns “indicadores” que podem ser utilizados pela LANCASTER para que ela consiga compreender a performance das atividades do seu dia a dia.
Passo 5
Um dos sucessos da dark kitchen da empresa Lancaster é a pizzaria que se destaca oferecendo em seu cardápio 30 sabores de pizza (tamanho família) e a empresa teve um aumento significativo nos pedidos nos últimos meses.
No ambiente de mercado atual, caracterizado por concorrência acirrada e queda real nas margens de lucros obtidas, ganha relevância a atenção que deve ser dada a uma das estratégias mercadológicas mais cruciais: a precificação.
A adequada determinação dos preços de venda é questão cada vez mais Fundamental para sobrevivência e crescimento das empresas, independente do porte ou da área de atuação. No projeto de expandir a empresa o senhor Marcos Andrade quer saber mais sobre os preços praticados pela pizzaria e para isso serão utilizadas as medidas de posição que buscam sintetizar um
conjunto com um único valor, sendo elas a média aritmética, moda e a mediana.
Após reunião foi informado a você os preços dos 30 sabores das pizzas tamanho família, da forma que é disponibilizado nas redes sociais, onde o cliente pode fazer o pedido identificando o número da pizza desejada. Os preços das pizzas para o serviço de Delivery são apresentados na tabela a seguir:
Com base nas informações apresentadas na tabela de preços, calcule o valor da Média Aritmética, Moda e Mediana.
- Apresente também o conceito de Amostragem Aleatória Simples e Amostragem Aleatória Estratificada.
Ficou interessando no nosso conteúdo ?! Adquire já o seu portfólio.
https://portfoliosead.com.br/produtos/o-caso-da-empresa-lancaster/
Deixe um comentário