Portfólio Pronto EAD: Plano de Trabalho dos Estágios dos Cursos de Licenciatura – Reformulação Devido a Pandemia COVID-19
Titulo: Plano de trabalho dos estágios dos cursos de Licenciatura – reformulação devido a pandemia COVID-19
Curso: Licenciatura em Pedagogia
TEMA: Estagio II Anos iniciais do ensino fundamental
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfolio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfolios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no whatsapp.
- PLANO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS, E ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES - PLANO DE TRABALHO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS, E ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
No quadro a seguir, há a descrição das atividades do Plano de Trabalho reformulado
devido ao contexto da pandemia COVID-19, conforme campos de estágio (Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais).
Plano de Trabalho Reformulado
Atividade A: Ler os textos indicados.
Atividade B: Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Atividade C: Conhecer a atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina.
Atividade D: Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia).
Atividade E: Pesquisar metodologias ativas com uso de tecnologias digitais.
Atividade F: Elaborar 2 (dois) planos de aula, conforme campo de estágio.
Atividade G: Produzir Relatório de Estágio.
- ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES
A seguir, são apresentadas as orientações das atividades previstas para os estágios de Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Ensino Fundamental – Anos Finais dos cursos de Licenciatura, reformuladas para atender às restrições estabelecidas durante o período da pandemia COVID-19.
Verifique seu campo de estágio no Plano de Trabalho original, de acordo com seu curso e semestre.
ATIVIDADE A – Ler os textos indicados
Os textos indicados para leitura estão disponíveis no AVA do respectivo estágio, na
pasta “Leitura” – Materiais Externos – Textos Estágios.
A pasta “Textos Estágios” está compactada, sendo necessário baixá-la e descompactar. Ao acessar a pasta, identifique o seu curso. Em seguida, localize seu estágio e clique na respectiva pasta para visualizar o texto. Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto dissertativo- argumentativo, contendo de 1,5 a 2 páginas, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio.
ATIVIDADE B – Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP)
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento normativo de grande relevância para a escola, pois se refere ao planejamento global da instituição, entretanto, essa sistematização não é definitiva, mas sim, flexível e orgânica. Segundo a legislação educacional brasileira, ele deve ser elaborado em uma perspectiva democrática, a qual reconhece a necessidade de envolvimento de todos os membros do contexto escolar (gestão escolar, professores, alunos e comunidade). Cada PPP é único, pois expressa as finalidades e as necessidades da realidade escolar que representa.
Leia um exemplo de PPP disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” –
Arquivos.
A partir da leitura realizada, responda:
- O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de
aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos
que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de
que modo a escola apresenta o processo de avaliação?
As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2 páginas.
ATIVIDADE C – Conhecer a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina Identifique, a seguir, seu campo de estágio. Depois, veja os vídeos disponíveis no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” – Arquivos – Vídeos Complementares Adaptados –
Covid, e responda às respectivas perguntas:
Campo de estágio: Educação Infantil
1. VÍDEO A (Tema: Atuação do professor da Educação Infantil)
2. VÍDEO B (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. VÍDEO C (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. VÍDEO D (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do
Ensino Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação
infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do
professor e explique como essas atividades devem ocorrer.
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.
Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
1. VÍDEO E (Tema: Atuação do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental)
2. VÍDEO B (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. VÍDEO C (Tema: Atuação da equipe administrativa)
4. VÍDEO D (Tema: KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do
Ensino Fundamental)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem
trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de
aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da
atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das
regulamentações apresentadas na BNCC?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.
Campo de Estágio: Ensino Fundamental – Anos Finais
1. VÍDEO F (Tema: Atuação do professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental)
2. VÍDEO B (Tema: Atuação da equipe pedagógica)
3. VÍDEO C (Tema: Atuação da equipe administrativa)
A partir dos vídeos, responda às perguntas:
1) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser implementada na
Educação Básica recentemente. Esse documento fornece orientações e determina
competências, habilidades e componentes essenciais para estudantes de todas as
escolas brasileiras, públicas e privadas. Porém, esse não é o único documento que
o professor deverá considerar no momento de planejar a sua prática pedagógica.
a. Por que a BNCC não pode ser o único documento orientador do
planejamento docente?
b. Quais outros documentos deverão ser considerados?
2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor
tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta
Curricular.
3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância
da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos
educativos no contexto escolar.
As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final, contendo de 1,5 a 2 páginas.
ATIVIDADE D – Conhecer a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC (meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia)
Além dos conteúdos estruturantes, conforme orientações dos documentos oficiais que norteiam o ensino no país, todo professor deve proceder à abordagem de conteúdos transversais: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia. Para isso, as escolas podem contar com a disponibilização de materiais de apoio para a abordagem desses temas, além de, em alguns casos, receber o auxílio da atuação de uma equipe multidisciplinar, constituída para o gerenciamento de ações nessa esfera.
Leia o texto disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura” – Arquivos –
Guia prático – Temas Contemporâneos.
A partir da leitura do texto, você deverá responder às questões listadas a seguir:
1. Como podemos entender o termo Transversalidade?
2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola?
3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu
curso de graduação?
4. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos
TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua
perspectiva sobre essa metodologia.
As perguntas e as respostas devem ser inseridas no relatório final.
ATIVIDADE E – Conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, conforme respectivo estágio A partir da leitura do texto, disponível no AVA do respectivo estágio, na pasta “Leitura”
– Arquivo – Metodologias Ativas, e da situação-problema nele apresentada, você deverá redigir a solução em forma de relato, que conduzirá a elaboração de seus planos de aula. O texto, em forma de relato, contendo de 1,5 a 2 páginas.com a solução da situação- problema, deve ser inserido no relatório final.
ATIVIDADE F – Elaborar Planos de Aula
A partir da situação-problema da atividade E, você deverá elaborar uma sequência de 2 (dois) planos de aula para uma turma fictícia, de acordo com seu campo de estágio.
Para a elaboração de cada um dos planos de aula, utilize o modelo a seguir.
MODELO DE PLANO DE AULA
ATIVIDADE G – Produzir Relatório de Estágio
Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes atividades descritas no Plano de Trabalho.
1 Elementos pré-textuais
Inserção de elementos de apresentação/identificação do acadêmico e do estágio
cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:
• capa;
• folha de rosto;
• sumário.
2 Elementos textuais
Inserção das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo
o Modelo disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Atenção:
· Verifique o plano de trabalho específico do estágio que você está cursando no semestre.
· O relatório deve ser postado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
3 Elementos pós-textuais
Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• apêndices.
2 Elementos textuais Inserção das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo
o Modelo disponibilizado no AVA:
• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado.
• Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas
atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no
Plano de Trabalho.
• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.
Atenção:
· Verifique o plano de trabalho específico do estágio que você está cursando no semestre.
· O relatório deve ser postado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
3 Elementos pós-textuais Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme
Modelo disponibilizado no AVA:
• referências;
• anexos;
• apêndices.
Ficou interessando no nosso conteúdo ?! Adquire já o seu portfólio.
https://portfoliosead.com.br/produtos/plano-de-trabalho-dos-estagios-dos-cursos-de-licenciatura-reformulacao-devido-a-pandemia-covid-19/
Deixe um comentário