Práticas Pedagógicas: BNCC e Arte de Educar 2025

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Categoria:

Descrição

  • CURSO: PEDAGOGIA
  • Práticas pedagógicas: Bncc e arte de educar 2025
  • Olá, estudante!
  • Nessa atividade prática, você poderá compreender e aplicar os princípios da BNCC na elaboração
  • de um projeto de ensino.
  • Objetivos
  • Desenvolver estratégias pedagógicas que atendam às necessidades de uma turma heterogênea.
  • Situação-problema
  • Você é um professor recém-formado e foi contratado para lecionar em uma escola de educação
  • básica. Ao iniciar suas atividades, você percebe que os alunos apresentam dificuldades em
  • compreender e aplicar conceitos básicos do componente curricular que você leciona. Além disso,
  • a turma é bastante heterogênea, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem.
  • Seu desafio é desenvolver um projeto de ensino que possa ajudar todos os alunos a melhorar seu
  • desempenho, respeitando os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizando
  • estratégias pedagógicas inovadoras.
  • Passo 1
  • 1. Selecione no quadro, a seguir, uma dificuldade aprendizagem dos alunos no componente
  • curricular relacionado ao seu curso de graduação, para elaborar o projeto de ensino:
  • Componente
  • Curricular Dificuldades de Aprendizagem
  • Língua
  • Portuguesa
  • 1. Dificuldade na interpretação de textos.
  • 2. Problemas com a ortografia e gramática.
  • 3. Dificuldade em expressar ideias de forma escrita.
  • Matemática
  • 1. Dificuldade em entender conceitos abstratos.
  • 2. Resolução de problemas matemáticos.
  • 3. Dificuldade em memorizar fórmulas e procedimentos.
  • Ciências
  • 1. Dificuldade em compreender conceitos científicos.
  • 2. Problemas em realizar experimentos e atividades
  • práticas.
  • ATV
  • ATIVIDADE PRÁTICA
  • Público
  • Componente
  • Curricular Dificuldades de Aprendizagem
  • 3. Dificuldade em relacionar teoria com prática.
  • História
  • 1. Dificuldade em memorizar datas e eventos históricos.
  • 2. Problemas em entender a relação causa e efeito entre
  • eventos históricos.
  • 3. Dificuldade em interpretar fontes históricas.
  • Geografia
  • 1. Dificuldade em compreender mapas e gráficos.
  • 2. Problemas em entender conceitos de localização e
  • orientação espacial.
  • 3. Dificuldade em relacionar fenômenos naturais e sociais.
  • Educação Física
  • 1. Dificuldade em coordenação motora.
  • 2. Problemas em seguir regras e instruções de jogos.
  • 3. Dificuldade em trabalhar em equipe.
  • Arte
  • 1. Dificuldade em expressar criatividade e originalidade.
  • 2. Problemas em entender e aplicar técnicas artísticas.
  • 3. Dificuldade em interpretar obras de arte.
  • Filosofia
  • 1. Dificuldade em trabalhar conceitos abstratos e teorias
  • complexas.
  • 2. Problemas em relacionar contextos históricos com a vida
  • cotidiana.
  • 3. Dificuldade em realizar a leitura e a interpretação de
  • textos filosóficos.
  • Língua
  • Estrangeira
  • 1. Dificuldade em pronúncia e entonação.
  • 2. Problemas em memorizar vocabulário e estruturas
  • gramaticais.
  • 3. Dificuldade em compreender e produzir textos na língua
  • estrangeira.
  • Sociologia
  • 1. Dificuldade em compreender conceitos sociológicos.
  • 2. Problemas em relacionar teorias sociológicas com a
  • realidade social.
  • 3. Dificuldade em participar de debates e discussões
  • críticas.
  • Educação
  • Especial
  • 1. Dificuldade em adaptar-se a métodos de ensino
  • inclusivos.
  • 2. Problemas em atender às necessidades específicas de
  • cada aluno.
  • 3. Dificuldade em promover a socialização e inclusão de
  • alunos com deficiências.
  • Pedagogia 1. Dificuldade em planejar e organizar atividades
  • ATV
  • ATIVIDADE PRÁTICA
  • Público
  • Componente
  • Curricular Dificuldades de Aprendizagem
  • pedagógicas.
  • 2. Problemas em avaliar o desempenho dos alunos de
  • forma justa e eficaz.
  • 3. Dificuldade em aplicar teorias pedagógicas na prática.
  • Biologia
  • 1. Dificuldade em compreender processos biológicos
  • complexos.
  • 2. Problemas em memorizar terminologias científicas.
  • 3. Dificuldade em relacionar conceitos biológicos com
  • fenômenos do cotidiano.
  • 1. Pesquise na BNCC, o objeto de conhecimento relacionado à dificuldade selecionada no
  • respectivo componente curricular.
  • 2. Siga as instruções e elabore um projeto de ensino com a finalidade de promover o
  • desenvolvimento dos alunos, buscando diversificar os processos de ensino e de
  • aprendizagem e sistematizar conhecimentos. O projeto deve conter a seguinte estrutura:
  • • Título do Projeto: Nome que reflita o objetivo do projeto.
  • • Justificativa: Explicação da importância do projeto e como ele contribui para sanar a
  • dificuldade selecionada no quadro anterior.
  • • Objetivos: Resultados esperados com a implementação do projeto.
  • • Conteúdos: Tópicos de componente curricular que serão abordados.
  • • Metodologias: Estratégias pedagógicas e atividades que serão utilizadas.
  • • Recursos Didáticos: Materiais e ferramentas necessários para a execução do projeto.
  • • Cronograma: Planejamento do tempo necessário para cada etapa do projeto.
  • • Avaliação: Formas de avaliar o progresso dos alunos e a eficácia do projeto.
  • 3. Implementação e Reflexão
  • a. Imagine como seria a implementação desse projeto de ensino em sala de aula.
  • b. Reflita sobre possíveis desafios e como você poderia superá-los.
  • Passo 2:
  • Elaboração do trabalho para postagem no AVA, contendo:
  • 1. Capa padrão, conforme normas da ABNT.
  • 2. Projeto de Ensino, conforme orientações estabelecidas no passo 1.
  • 3. Conclusão: Reflexão sobre a implementação do projeto de ensino.
  • ATV
  • ATIVIDADE PRÁTICA
  • NORMAS PARA ENTREGA DA ATIVIDADE PRÁTICA
  • • Você deverá postar seu trabalho final no AVA, na pasta específica relacionada à atividade
  • prática, obedecendo o prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA.
  • • O trabalho deve ser enviado em formato Word ou PDF, em um ARQUIVO ÚNICO de até 10
  • MB.
  • • O sistema permite anexar apenas um arquivo. Caso haja mais de uma postagem, será
  • considerada a última versão.
  • IMPORTANTE:
  • • A entrega da atividade, de acordo com a proposta solicitada, é um critério de aprovação na
  • disciplina.
  • • Não há prorrogação para a postagem da atividade.
  • Aproveite essa oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
  • Bons estudos!
  • Referências
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
  • Práticas pedagógicas: Bncc e arte de educar

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