Práticas Pedagógicas: BNCC e Arte de Educar 2025
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Descrição
- CURSO: PEDAGOGIA
- Práticas pedagógicas: Bncc e arte de educar 2025
- Olá, estudante!
- Nessa atividade prática, você poderá compreender e aplicar os princípios da BNCC na elaboração
- de um projeto de ensino.
- Objetivos
- Desenvolver estratégias pedagógicas que atendam às necessidades de uma turma heterogênea.
- Situação-problema
- Você é um professor recém-formado e foi contratado para lecionar em uma escola de educação
- básica. Ao iniciar suas atividades, você percebe que os alunos apresentam dificuldades em
- compreender e aplicar conceitos básicos do componente curricular que você leciona. Além disso,
- a turma é bastante heterogênea, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem.
- Seu desafio é desenvolver um projeto de ensino que possa ajudar todos os alunos a melhorar seu
- desempenho, respeitando os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizando
- estratégias pedagógicas inovadoras.
- Passo 1
- 1. Selecione no quadro, a seguir, uma dificuldade aprendizagem dos alunos no componente
- curricular relacionado ao seu curso de graduação, para elaborar o projeto de ensino:
- Componente
- Curricular Dificuldades de Aprendizagem
- Língua
- Portuguesa
- 1. Dificuldade na interpretação de textos.
- 2. Problemas com a ortografia e gramática.
- 3. Dificuldade em expressar ideias de forma escrita.
- Matemática
- 1. Dificuldade em entender conceitos abstratos.
- 2. Resolução de problemas matemáticos.
- 3. Dificuldade em memorizar fórmulas e procedimentos.
- Ciências
- 1. Dificuldade em compreender conceitos científicos.
- 2. Problemas em realizar experimentos e atividades
- práticas.
- ATV
- ATIVIDADE PRÁTICA
- Público
- Componente
- Curricular Dificuldades de Aprendizagem
- 3. Dificuldade em relacionar teoria com prática.
- História
- 1. Dificuldade em memorizar datas e eventos históricos.
- 2. Problemas em entender a relação causa e efeito entre
- eventos históricos.
- 3. Dificuldade em interpretar fontes históricas.
- Geografia
- 1. Dificuldade em compreender mapas e gráficos.
- 2. Problemas em entender conceitos de localização e
- orientação espacial.
- 3. Dificuldade em relacionar fenômenos naturais e sociais.
- Educação Física
- 1. Dificuldade em coordenação motora.
- 2. Problemas em seguir regras e instruções de jogos.
- 3. Dificuldade em trabalhar em equipe.
- Arte
- 1. Dificuldade em expressar criatividade e originalidade.
- 2. Problemas em entender e aplicar técnicas artísticas.
- 3. Dificuldade em interpretar obras de arte.
- Filosofia
- 1. Dificuldade em trabalhar conceitos abstratos e teorias
- complexas.
- 2. Problemas em relacionar contextos históricos com a vida
- cotidiana.
- 3. Dificuldade em realizar a leitura e a interpretação de
- textos filosóficos.
- Língua
- Estrangeira
- 1. Dificuldade em pronúncia e entonação.
- 2. Problemas em memorizar vocabulário e estruturas
- gramaticais.
- 3. Dificuldade em compreender e produzir textos na língua
- estrangeira.
- Sociologia
- 1. Dificuldade em compreender conceitos sociológicos.
- 2. Problemas em relacionar teorias sociológicas com a
- realidade social.
- 3. Dificuldade em participar de debates e discussões
- críticas.
- Educação
- Especial
- 1. Dificuldade em adaptar-se a métodos de ensino
- inclusivos.
- 2. Problemas em atender às necessidades específicas de
- cada aluno.
- 3. Dificuldade em promover a socialização e inclusão de
- alunos com deficiências.
- Pedagogia 1. Dificuldade em planejar e organizar atividades
- ATV
- ATIVIDADE PRÁTICA
- Público
- Componente
- Curricular Dificuldades de Aprendizagem
- pedagógicas.
- 2. Problemas em avaliar o desempenho dos alunos de
- forma justa e eficaz.
- 3. Dificuldade em aplicar teorias pedagógicas na prática.
- Biologia
- 1. Dificuldade em compreender processos biológicos
- complexos.
- 2. Problemas em memorizar terminologias científicas.
- 3. Dificuldade em relacionar conceitos biológicos com
- fenômenos do cotidiano.
- 1. Pesquise na BNCC, o objeto de conhecimento relacionado à dificuldade selecionada no
- respectivo componente curricular.
- 2. Siga as instruções e elabore um projeto de ensino com a finalidade de promover o
- desenvolvimento dos alunos, buscando diversificar os processos de ensino e de
- aprendizagem e sistematizar conhecimentos. O projeto deve conter a seguinte estrutura:
- • Título do Projeto: Nome que reflita o objetivo do projeto.
- • Justificativa: Explicação da importância do projeto e como ele contribui para sanar a
- dificuldade selecionada no quadro anterior.
- • Objetivos: Resultados esperados com a implementação do projeto.
- • Conteúdos: Tópicos de componente curricular que serão abordados.
- • Metodologias: Estratégias pedagógicas e atividades que serão utilizadas.
- • Recursos Didáticos: Materiais e ferramentas necessários para a execução do projeto.
- • Cronograma: Planejamento do tempo necessário para cada etapa do projeto.
- • Avaliação: Formas de avaliar o progresso dos alunos e a eficácia do projeto.
- 3. Implementação e Reflexão
- a. Imagine como seria a implementação desse projeto de ensino em sala de aula.
- b. Reflita sobre possíveis desafios e como você poderia superá-los.
- Passo 2:
- Elaboração do trabalho para postagem no AVA, contendo:
- 1. Capa padrão, conforme normas da ABNT.
- 2. Projeto de Ensino, conforme orientações estabelecidas no passo 1.
- 3. Conclusão: Reflexão sobre a implementação do projeto de ensino.
- ATV
- ATIVIDADE PRÁTICA
- NORMAS PARA ENTREGA DA ATIVIDADE PRÁTICA
- • Você deverá postar seu trabalho final no AVA, na pasta específica relacionada à atividade
- prática, obedecendo o prazo limite de postagem, conforme disposto no AVA.
- • O trabalho deve ser enviado em formato Word ou PDF, em um ARQUIVO ÚNICO de até 10
- MB.
- • O sistema permite anexar apenas um arquivo. Caso haja mais de uma postagem, será
- considerada a última versão.
- IMPORTANTE:
- • A entrega da atividade, de acordo com a proposta solicitada, é um critério de aprovação na
- disciplina.
- • Não há prorrogação para a postagem da atividade.
- Aproveite essa oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
- Bons estudos!
- Referências
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
- Práticas pedagógicas: Bncc e arte de educar
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