Aula Prática – Linguagem orientada a objetos

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DESCRIÇÃO:

– Trata-se de um projeto COPIA, portanto é importante fazer modificações nele

– Não tem direito a correções gratuitamente

– Formatado de acordo com as normas ABNT

– Projetos EXCLUSIVOS sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.

 

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Descrição

Aula Prática Linguagem orientada a objetos

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: Linguagem Orientada a Objetos
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Fixar os conceitos de programação orientada a objetos;
Empregar práticas de instanciação de classes Java;
Utilizar métodos e atributos em Java. Utilizar pacotes da linguagem java para implementação de software com paradigma
de orientação a objetos. INFRAESTRUTURA
Instalações:
Computador;
Software IDE NetBeans com Java JDK instalado e configurado. Materiais de consumo:
Descrição
Quantidade de materiais
por
procedimento/atividade
Software:
Sim ( X ) Não ( )
Em caso afirmativo, qual?
Pago ( ) Não Pago ( X )
Tipo de Licença: Freeware
Descrição do software:
NetBeans é uma IDE de desenvolvimento gratuita e de código aberto. Útil no
desenvolvimento de softwares utilizando as linguagens: Javascript, HTML5, PHP, C/C++ e Java. Ferramenta multiplataforma podendo ser instalada no Linux, macOS e
Windows. Equipamento de Proteção Individual (EPI): – NSA
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Será necessário ter previamente instalado e configurado o ambiente de desenvolvimento com IDE
NetBeans para a construção de um projeto novo. Sugere-se utilizar o nome gerenciaBanco para a
aplicação. Para iniciar é necessário criar um novo projeto. A criação do novo projeto bem como todas as
configurações para seu perfeito funcionamento, estão descritas na seção “Procedimentos para realização
da atividade”, que segue logo abaixo.
3
Atividade proposta:
Utilizando os principais conceitos do paradigma de Orientação a Objetos, crie uma pequena aplicação de
gerenciamento bancário que possibilite ao usuário informar seu nome, sobrenome e CPF. Além disso, a
aplicação deverá possibilitar ao usuário consultar saldo, realizar depositos e saques. Esses
procedimentos devem se repetir até que o usuário escolha encerrar o uso da aplicação. Procedimentos para a realização da atividade:
1 – Vá ao menu File e em seguida clique sobre New Project. Na sequência, deve-se escolher a categoria
Java with Maven > Java Application. Veja:
Fonte: Elaborado peloa Autor. 2 – Em seguida, deve-se avançar e, na tela seguinte, dar o nome ao projeto. Como já mencionado, sugere utilizar o nome gerenciaBanco. Veja:
4
Fonte: Elaborado peloa Autor. 3 – Construa a aplicação em um único arquivo do tipo java main Class. Isso porque o método principal, que é chamado pela maquina virtual, deve estar nesse mesmo arquivo. 4 – No seu código você deverá construir, basicamente:
a) a classe principal
b) classe para para dados pessoais e operações bancárias
c) método para exibição do menu. 5 – Para a exibição do menu, será necessário utilizar uma estrutura de decisão para tratamento das
escolhas do usuário. Sugere-se utilizar a estrutura do…while e switch..case. Checklist: · Instalação do NetBeans. · Ambiente de desenvolvimento NetBeans e JDK devidamente configurado e funcionando. · Criação de um projeto do tipo Java Application, em Java with Maven. · Escrita do código em Java utilizando-se de conceitos da programação orientada a objetos. RESULTADOS
Resultados da aula prática: Criação, configuração e implementação de projeto java application
configurado. Aplicação de gerencia de banco com procedimentos básicos como informação de usuário
(nome, sobrenome e CPF), e procedimentos bancários como consulta de saldo, depósito e retirada e
interrupção da execução do código, contendo uma mensagem de despedida

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