Estágio supervisionado II: Saúde coletiva

R$150.00

215 horas

CAMPO DE ESTÁGIO: EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS E
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
No quadro a seguir, há a descrição do Plano de Trabalho a ser realizado pelo estudante,
conforme carga horária total do respectivo estágio especificado no quadro das páginas 3-4.

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Descrição

Estágio supervisionado II: Saúde coletiva

Curso: Enfermagem
Disciplinas: • Estágio Supervisionado Obrigatório

Objetivos da Aprendizagem:
• Assegurar ao acadêmico o exercício da experiência
profissional, consolidando os conhecimentos adquiridos no
curso e a articulação entre a teoria e a prática;
• Possibilitar a tomada de decisões e a solução de problemas,
viabilizando o nexo ação‐reflexão‐ação como processo de
aprendizagem;

Estágio supervisionado Saúde coletiva
• Possibilitar o conhecimento da realidade socioeconômica e
cultural da população, desenvolvendo a capacidade crítica do
acadêmico, permitindo a sua identificação como elemento
de transformação da sociedade.
Prezado aluno(a),
Seja bem-vindo(a) à disciplina de Estágio Supervisionado!
A proposta de Produção Textual do Estágio (PTE) terá como finalidade oportunizar a você o
aprofundamento sobre as atividades realizadas em campo de estágio. A seguir, descreveremos todas
as orientações para a elaboração desse material.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Realização do trabalho
Esta é uma atividade avaliativa da disciplina de estágio supervisionado, portanto, deverá ser realizada
individualmente.
2. Leitura e interpretação
Leia atentamente todas as atividades propostas a seguir. Organize todas as informações para,
posteriormente, produzir o texto caracterizado como o relatório final.
ROTEIRO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
1. INTRODUÇÃO
Realizar uma breve descrição sobre:
· A instituição em que foi desenvolvido o estágio, realizando uma contextualização do campo.
· Relatar como o grupo se organizou e como as atividades foram realizadas: grupo de estágio,supervisor
de campo, enfermeiro do serviço, entre outros.
· Descrever sobre a importância deste estágio em sua vivência acadêmica.
2. DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO: APROXIMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA
2.1. Apresentação e contextualização das ações gerenciais do enfermeiro da unidade
Conhecer as atribuições gerenciais do enfermeiro e acompanhá-lo durante a realização. No PTE
discorrer sobre os seguintes pontos:
· Retomar o organograma do serviço de enfermagem na instituição apresentado por meio de
fluxograma;

Estágio supervisionado Saúde coletiva
· Relatar como é realizada a gestão do serviço como um todo, destacando asresponsabilidadese deveres
do enfermeiro enquanto supervisor, diretor ou o cargo superior que a instituição apresentar.
· Apresentar a gestão dos recursos humanos do enfermeiro da unidade/ setor, incluindo a supervisão,
elaboração de escala de atribuições, escala de férias, administração de conflitos, integração e
relacionamento com a equipe de saúde, entre outros;
· Retratar como é realizada a capacitação de recursos humanos, por meio da educaçãocontinuada e da
educação em serviço, diferenciando cada uma delas;
· Aplicar instrumentos e modelos de avaliação de serviços e cálculo de indicadores de saúde/serviços
prestados, identificando prioridades e estabelecendo planos de intervenção;
· Descrever como é realizada a gestão de materiais, como solicitação e controle de estoque;
· Participar das atividades gerenciais do serviço, contribuindo na elaboração de relatórios,documentos
técnicos, capacitações, intervenções gerenciais e reuniões de serviço.
2.2 Apresentação e contextualização das ações assistenciais do enfermeiro da unidade
Conhecer as ações assistenciais do enfermeiro, sua atuação nas equipes interdisciplinares, junto a
clientela ecomunidade, nas instâncias regulatórias e colegiadas e acompanhá-lo durante a execução.
· Relatar sobre a participação nas atividades assistenciais, relacionando estas aos protocolos
institucionais, programas e políticas de saúde.
· Apresentar uma análise crítica sobre as intervenções, realizar avaliação e acompanhamento e
participar dos direcionamentos, prescrições e planos assistenciais.
· Realizar aprofundamento técnico cientifico sobre as situações sob seu acompanhamento, através da
realização de leituras complementares e estudos de caso.
2.3 Experiências pessoais
· Escrever sobre o aprendizado desenvolvido durante as atividades em campo de estágio, alémda
articulação dos conteúdos apreendidos ao longo da graduação e a experiência prática de estágio.
· Descrever como as atividades realizadas contribuíram para o seu aprendizado.
· Falar sobre o dia a dia do estágio, as atividades que foram realizadas no aspecto geral e as situações
que mais lhe chamaram a atenção. Busque realizar uma reflexão sobre o papel do enfermeiro e sua
correlação com os protocolos existentes.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Relatar as contribuições do estágio para a unidade de saúde e para o estagiário (pessoal e
profissionalmente). Descrever suas impressões fundamentadas no cotidiano e expressar com clareza as
conclusões observadas no decorrer de todas as etapas da disciplina.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A Produção Textual do Estágio (PTE) deverá ser postada no ambiente virtual. Para isso:
– Atente-se ao prazo, pois trabalhos enviados fora do período não serão aceitos. Situações
específicas devem ser encaminhadas via chamado para análise da coordenação;
– A produção textual deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, incluindo introdução,
desenvolvimento e conclusões. Elementos pré e pós textuais não serão considerados na contabilização;
– A produção textual deve ser cadastrada em arquivo Word ou PDF;
– A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT. Os alunos devem acessar a
“Biblioteca” disponível em seu ambiente virtual de aprendizagem, clicar em “Normatização de Trabalhos
Acadêmicos” e escolher o menu “Modelo”, utilizando como exemplo o “Modelo do Trabalho de Conclusão de
Curso”.

Estágio supervisionado Saúde coletiva
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo
tutor à distância.
Critério Significado Valor/peso
Coerência, clarezae
coesão
O texto apresenta uma linguagem de fácil
compreensão, apresentando os argumentos de modoclaro
e coeso.
10%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações)as
ideias apresentam relação direta com todas as seções
apresentadas no roteiro.
40%
Riqueza de
argumentação
O texto tem relação direta com o tema, traduzem uma
reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no
roteiro.
30%
Conclusão As considerações finais contemplam os pontos elencados no
roteiro.
10%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita
ortográfica e estrutura solicitada.
10%

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