Projeto de Extensão Comércio Exterior

R$67.90

PROJETO DE EXTENSÃO – CST EM COMÉRCIO EXTERIOR

PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL

DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfólios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.

SKU: PEAD-120 Categoria:
Até 12x sem cartão com o Mercado Crédito. Saiba mais
Compre com o Mercado Crédito sem cartão e pague por mês
1
Adicione seu produto ao carrinho de compras e, na hora de pagar, selecione o Mercado Crédito.
2
Inicie sessão no Mercado Pago.
3
Escolha o número de parcelas que melhor se adapte a você e pronto!

Crédito sujeito a aprovação.

Dúvidas? Confira nossa página de Ajuda.

Descrição

PROJETO DE EXTENSÃO I – COMÉRCIO EXTERIOR

PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL

 

CURSO: CST EM COMÉRCIO EXTERIOR
PROJETO DE EXTENSÃO I – COMÉRCIO EXTERIOR
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso, está relacionado ao fomento à cultura locorregional, fomentando a difusão, a transparência e a democratização das ações culturais, por meio de projetos que possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, permitindo ao egresso um maior envolvimento junto às ações culturais e sociais no âmbito das diversas ciências como também da tecnologia, articulados com os anseios da comunidade. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são:

Processos de gestão administrativa e empreendedorismo: econômico, financeiro e humano; Raciocínio lógico quantitativo; Direito do comércio internacional.

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à Administração Pública municipal, estadual ou federal; escolas; colégios; Organizações não governamentais (ONG); Instituições privadas com ações sociais; fundações; entidades do Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas como igrejas, ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou assistência; entidades de saúde e assistência social; Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs); Organizações de moradores e Cooperativas, entre outras.

 

COMPETÊNCIAS:
I – Planejar, definir, inovar, implementar e avaliar estratégias gerenciais na área de comércio exterior;

II – Orientar a execução das ações legais, tributárias, aduaneiras e cambiais inerentes ao comércio exterior;

III – Acessar bases de dados e interpretar indicadores micro e macroeconômicos relacionados ao comércio exterior.

PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de CST em Comércio Exterior, idealizado pela IES proporciona a formação do profissional que planeja, gerencia a logística, desembaraço, seguros e operações de comércio exterior: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, transações financeiras, exportação, importação e contratos; define e supervisiona planos de ação; negocia e executa operações nos âmbitos legais, tributários e cambiais inerentes ao processo de importação e exportação.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas

Comunicação Interpessoal
Gestão do Tempo

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as ações de difusão cultural no âmbito das ciências, relacionados diretamente ao Comércio Exterior e com a articulação da tecnologia junto à comunidade.
CONTEÚDOS:
I – Processos de gestão administrativa e empreendedorismo: econômico, financeiro e humano;

II – Raciocínio lógico quantitativo;

III – Direito do comércio internacional.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
BURMESTER, Haino. Manual de gestão: organização, processos e práticas de liderança coletiva. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

SABBAG, Eduardo. Direito tributário essencial. 8.ed. Rio de Janeiro: GEN, 2021.

SILVA, José Ultemar da [org.]. Gestão das Relações Econômicas Internacionais e Comércio Exterior. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2012.

TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1.  PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.

 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO

 

 

DEFINA A PROPOSTA.

IMERSÃO:

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO

 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA

1.       Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?

1.1.     Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.

1.2.     É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.

Se não for possível deve voltar à pergunta 1.

1.3.     A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?

Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.

2.       Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?

3.       Onde será realizada a ação?

4.       Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?

5.       Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?

6.       Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?

7.       Será necessário agendamento?

8.       Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?

 

IDEAÇÃO:

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.

PROTOTIPAÇÃO:

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.

IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
         
         
         
         
         
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

Avaliações

Não há avaliações ainda.


Seja o primeiro a avaliar “Projeto de Extensão Comércio Exterior”