Projeto de Extensão CST EM GESTÃO HOSPITALAR

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Projeto de Extensão Logística

 Projeto de extensão Online – PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE

 

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DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfólios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.

SKU: PEAD-98 Categoria:
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Descrição

Projeto de Extensão Gestão Hospitalar

 Projeto de extensão Online – PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL

 

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CURSO: CST EM GESTÃO HOSPITALAR
 
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO HOSPITALAR
PROGRAMA DE XTENSÃO:
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso de CST em Gestão Hospitalar, está relacionado ao fomento à cultura locorregional, promovendo a difusão, a transparência e a democratização das ações culturais, por meio de projetos que possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, permitindo que você tenha um maior envolvimento com às ações culturais no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades, articulados com os anseios da comunidade. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Ações Educativas em Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social e Ambiental, Biossegurança, Direito Hospitalar, Modelos de Gestão, Gestão de Projetos. Processo Saúde e Doença.

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; UBS; Hospitais; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs.

COMPETÊNCIAS:
I – Planejar estratégias para a viabilidade e o desenvolvimento institucional;

II – Gerenciar pessoas, estimulando o trabalho em equipe e mediando conflitos;

III – Gerenciar os recursos financeiros, visando à sustentabilidade organizacional;

IV – Gerenciar a qualidade dos serviços das áreas meio e fim de organizações de saúde.

PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de CST em Gestão Hospitalar idealizado pela IES proporciona a formação profissional que, de acordo com as determinações legais do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, tenha como valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico, e dinâmico, apto a agir eticamente, capaz de planejar, organizar, coordenar e controlar os processos de trabalho em organizações da área de saúde, com domínio de gestão de pessoas, dos sistemas de informação, dos recursos materiais e financeiros, organizando fluxos de trabalho e informações, o programa de ação e difusão cultural, permitirá o desenvolvimento de habilidades como, atuação com base em princípios éticos, de maneira sustentável, empregando criatividade e visão empreendedora na solução de problemas presentes na sociedade, considerando aspectos políticos, econômicos, ambientais, culturais e sociais
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas

Criatividade e inovação
Comunicação Interpessoal

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural do curso de CST em Gestão Hospitalar está relacionado a disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as ações de difusão cultural no âmbito da ciência, arte, tecnologia e humanidades.
CONTEÚDOS:
I – Gestão de pessoas;

II – Gestão financeira, orçamentária e de custos;

III – Política e Legislação aplicadas ao Sistema de Saúde;

IV – Humanização em Saúde;

V – Responsabilidade social, Ética e Bioética;

VI – Gestão ambiental e Biossegurança.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
ROCHA, Juan Stuardo Yazlle. Manual de Saúde Publica e Saúde Coletiva no Brasil. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2017.

DUTRA, Joel Souza …[et. al.]. Gestão de pessoas em empresas e organizações públicas. São Paulo: Atlas, 2019.

ALMEIDA, Verônica Scriptore Freire e. Direito da Saúde na era pós Covid-19. Portugal: Almedina, 2021.

TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1.  PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.

 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO

 

 
 

DEFINA A PROPOSTA.

IMERSÃO:

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO

 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA

1.       Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?

1.1.     Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.

1.2.     É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.

Se não for possível deve voltar à pergunta 1.

1.3.     A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?

Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.

2.       Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?

3.       Onde será realizada a ação?

4.       Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?

5.       Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?

6.       Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?

7.       Será necessário agendamento?

8.       Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?

 

 
IDEAÇÃO:

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.

 
PROTOTIPAÇÃO:

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.

 
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
 
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
         
         
         
         
         
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
 
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

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