Projeto de Extensão I – Computação em Nuvem
R$67.90
PROJETO DE EXTENSÃO – CST EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
DESCRIÇÃO:
– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfólios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.
- Descrição
- Avaliações (0)
Descrição
PROJETO DE EXTENSÃO I – COMPUTAÇÃO EM NUVEM |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. |
CURSO: CST EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM | ||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – COMPUTAÇÃO EM NUVEM | ||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. | ||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||
O programa de extensão voltado a sustentabilidade no Curso Superior de Tecnologia em Computação em Nuvem tem por finalidade estar em acordo com as boas práticas dos conceitos relacionados a TI Verde. Com isso, as atividades dessa extensão universitária devem estar relacionadas a prover mecanismos de compartilhamento de recursos disponíveis nas redes locais ou pública, evitando assim a degradação do meio ambiente com gastos de energia. As atividades podem ser desenvolvidas em: comércio local, pequenas empresas, escolas, associações, entre outros locais. | ||||
COMPETÊNCIAS: | ||||
I – Projeta, implanta, gerencia e integra redes de computadores;
II – Identifica necessidades, dimensiona, elabora especificações e avalia soluções para segurança de redes de computadores; III – Desenvolve e documenta projetos em redes de pequeno, médio e grande portes. |
||||
PERFIL DE EGRESSO: | ||||
O perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Computação em Nuvem foi idealizado pela IEs a fim de formar um profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação na extensão acadêmica frente ao programa de sustentabilidade, demonstra habilidades e competências que visam otimizar o uso da infraestrutura e serviços de tecnologia da informação. Além de proativo para busca na resolução de problemas, deve capacitado para o exercício de suas atribuições, provendo a transformação da sociedade, pautado nos princípios éticos e moral. | ||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||
Planejamento e organização
Análise e resolução de problemas |
||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||
O objetivo da extensão universitária no Curso Superior de Tecnologia em Computação em Nuvem no contexto do programa de sustentabilidade visa a aplicação prática dos conhecimentos relacionados ao compartilhamento de recursos computacionais de infraestrutura, de forma a diminuir o gasto energético e consequentemente minimizar a degradação ambiental causado pelos uso dos recursos tecnológicos. | ||||
CONTEÚDOS: | ||||
I – Algoritmos e Estruturas de Dados;
II – Interação Homem-Computador; III – Lógica e Matemática Discreta; IV – Fundamentos e Técnicas de Programação; V – Paradigmas de Linguagens de Programação; VI – Inteligência Artificial; VII – Bancos de Dados; VIII – |
||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||
NUNES, Sergio Eduardo. Redes de computadores. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017.
MORAES, Alexandre Fernandes de. Redes de computadores. 8. ed. São Paulo: Érica, 2020. SOUZA, Douglas Campos de… [et al.]. Gerenciamento de redes de computadores. Porto Alegre: SAGAH, 2021. |
||||
TEMPLATE PDCA: | ||||
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. | ||||
1. PLANEJAMENTO (PLAN) | ||||
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto! Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
|
||||
DEFINA A PROPOSTA. IMERSÃO: DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro. SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência? 1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1. 2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados? 3. Onde será realizada a ação? 4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 7. Será necessário agendamento? 8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
|
||||
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. |
||||
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. |
||||
IDEIAS E ANOTAÇÕES: | ||||
2. REALIZAÇÃO (DO) | ||||
CRONOGRAMA: | ||||
ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
3. VERIFICAÇÃO (CHECK) | ||||
Planejamento: | ||||
Imersão realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Ideação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Prototipação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Planejamento está ok? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Realização: | ||||
Cronograma realizado? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Verificação: | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Projeto atende a proposta da instituição escolhida? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Houve necessidade de mudança de estratégia? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? | ||||
4. AÇÃO (ACT) | ||||
AÇÃO PROPOSTA: | ||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual. |
Avaliações
Não há avaliações ainda.