PROJETO DE EXTENSÃO I – GASTRONOMIA
R$67.90
DESCRIÇÃO:
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Descrição
CURSO: |
CST EM GASTRONOMIA |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – GASTRONOMIA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Gastronomia tem a finalidade de disseminar à sociedade os conhecimentos gerados no curso e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados mediante as articulações com a comunidade, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentem soluções e produtos para resolução de problemas diversificados, presentes no contexto social, e ao desenvolvimento locorregional, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas a história da alimentação e da gastronomia; gestão de pessoas em serviços de alimentos e bebidas; plano de negócios, custos e controles, marketing, promoção e vendas em serviços de alimentos e de bebidas; etc., possibilitando o desenvolvimento de competências técnicas e soft skills específicas.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; Restaurantes; Hotéis; Pousadas; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Gerenciar e operacionalizar os custos das atividades de produções gastronômicas;
II – Planejar, organizar, executar e gerenciar serviços de alimentos e de bebidas em diversos segmentos de mercado; III – Realizar pesquisas de mercado, de tendências e de inovações gastronômicas, utilizando os resultados no exercício profissional. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Gastronomia idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar na concepção, planejamento, gerenciamento e operacionalização de produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação. Coordenando e gerenciando pessoas de sua equipe. Planejando, elaborando e organizando projetos de fluxo de montagem de cozinha. Articulando e coordenando empreendimentos e negócios gastronômicos. Identificando novas perspectivas do mercado alimentício. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Planejamento e organização Criatividade e inovação Tomada de Decisão |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Gastronomia está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor voltados para área de alimentos, assim potencializando a geração de conhecimentos aplicados importantes na formação do egresso. |
CONTEÚDOS: |
I – História da alimentação e da gastronomia;
II – Gestão de pessoas em serviços de alimentos e bebidas; III – Plano de negócios, custos e controles, marketing, promoção e vendas em serviços de alimentos e de bebidas. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
CASCUDO, Luís da Câmara. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2016.
CHESSER, Jerald W.; CULLEN, Noel C. Gestão em serviços de alimentação : liderança e desenvolvimento de recursos humanos para a gastronomia. 5. ed. Barueri, SP : Manole, 2016. CARNEIRO, Elisabete Silva; REIMER, Verena. Administração aplicada à gastronomia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
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