Projeto de Extensão I – PSICOLOGIA

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PROJETO DE EXTENSÃO I – PSICOLOGIA

PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.

 

 

DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfólios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.

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Descrição

PROJETO DE EXTENSÃO I – PSICOLOGIA
PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.

 

 

CURSO: PSICOLOGIA
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – PSICOLOGIA
PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

 

A finalidade da extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural está na sua função
social, por meio deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a
população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Os alunos deverão
identificar as necessidades da comunidade para o desenvolvimento de atividades que
visem a melhoria da qualidade de vida na comunidade; a preservação da cultura
brasileira; a difusão da cultura; a inclusão e a valorização da diversidade. A Psicologia
se faz através da interação humana, assim, os alunos terão a oportunidade de
desenvolver e aprimorar competências técnico-profissionais e soft skills específicas e
importantes para o Psicólogo. Os locais que poderão contemplar esse projeto são:
Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de
Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de
Repouso; Centros-Dia; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches e
Escolas; Instituições Religiosas; Organizações não-governamentais; Centros de
Referência a Assistência Social e demais instituições que representem a comunidade
que fará parte do projeto.
COMPETÊNCIAS:
I – Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos educativos em diferentes
contextos;
II – Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos psicossociais a grupos,
segmentos e comunidades em situação de vulnerabilidade individual e social;
III – Participar de processos grupais, em diferentes contextos, considerando diferenças
individuais e socioculturais;
IV – Aprendizagem contínua.
PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Psicologia idealizado pela IES proporciona uma postura
comprometida com o próprio aprimoramento e capacitação contínua. A atuação junto
ao programa de Ação e Difusão Cultural, permite ao egresso a construção e o
desenvolvimento do conhecimento em Psicologia nas dimensões da ciência e da
profissão, assim como, desenvolva uma postura preocupada e atenta à compreensão
dos fenômenos psicológicos, sociais, econômicos, culturais e político do país, na sua
atuação profissional como psicólogo.
2
Público
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Planejamento e organização
Comunicação Interpessoal
Análise e resolução de problemas
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão em Psicologia vinculados ao Programa de Ação e Difusão
Cultural estão relacionados a disseminação do saber e da cultura ensinados na
faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na
comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do
curso, preparando o egresso para a atuação de forma ética e crítica no que diz respeito
à atuação profissional, visando à promoção dos direitos humanos e do bem-estar dos
indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades.
CONTEÚDOS:
I – Fundamentos epistemológicos e históricos da Psicologia
II – Desenvolvimento humano e processos de aprendizagem;
III – Relações étnico-raciais;
IV – Fundamentos epistemológicos e históricos da Psicologia;
V – Ética.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
SCHUKTZ, Duane; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 4. ed. São
Paulo, SP: Cengage, 2019.
ROMARO, Rita Aparecida. Ética na psicologia. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano, 14.ed.. Porto
Alegre: AMGH, 2022.
MAIRA, Christiane Martinatti. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Curitiba: InterSaberes, 2017.
ÁLVARO, José. L. Psicologia social.São Paulo: Grupo A, 2017.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode
baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-ptbr.pdf.
3
Público
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
4
Público
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
5
Público
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual

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