Projeto de Extensão Serviço Social

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PROJETO DE EXTENSÃO – SERVIÇO SOCIAL

 Projeto de extensão Online – PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.

 

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DESCRIÇÃO:

– Todas as tarefas resolvidas
– Formatado segundo normas ABNT
– Corrigido
– Portfólio Completo (capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, referencias).
– Ao receber o trabalho é importante fazer modificações no mesmo antes de envia-lo para a faculdade.
– Portfólios Exclusivos sob encomenda, favor chamar no WhatsApp.

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Descrição

PROJETO DE EXTENSÃO – SERVIÇO SOCIAL

 Projeto de extensão Online – PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL..

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CURSO: SERVIÇO SOCIAL

PROGRAMA DE EXTENSÃO: PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso,
está relacionado ao fomento à cultura locorregional, fomentando a difusão, a
transparência e a democratização das ações culturais, por meio de projetos que
possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares
desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos
aplicados, permitindo ao egresso um maior envolvimento junto às ações culturais e
sociais no âmbito das diversas ciências como também da tecnologia, articulados com
os anseios da comunidade. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar
as ações são:
Matrizes clássicas do pensamento social, econômico, filosófico e político; Análise do
sistema capitalista segundo as perspectivas liberal, marxista, socialdemocrata e
neoliberal e Herança colonial, escravista e patriarcal na formação social, política,
cultural e econômica do Brasil.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à
Administração Pública municipal, estadual ou federal; escolas; colégios; Organizações
não governamentais (ONG); Instituições privadas com ações sociais; fundações;
entidades do Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas como igrejas,
ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou assistência; Asilos,
entidades de saúde e assistência social; Organizações da Sociedade Civil de Interesse
Público (OSCIPs); Organizações de moradores e Cooperativas, entre outras.
COMPETÊNCIAS:
I – Identificar demandas oriundas da questão social, com base nas particularidades da
formação sócio-histórica da sociedade brasileira, para formular respostas
profissionais;
II – Estimular a participação de usuários(as) nos espaços de controle social e nos
espaços de decisões institucionais para o fortalecimento de processos de
democratização;
III – Democratizar e socializar informações à população que acessa as políticas públicas
e sociais.
PERFIL DE EGRESSO:
2
Público
O perfil do egresso do curso de Serviço Social, idealizado pela IES proporciona a
formação do profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e
implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento; formulando e
implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento; com capacidade
de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos
usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Comunicação Interpessoal
Gestão do Tempo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a
disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as
ações de difusão cultural no âmbito das ciências, relacionados diretamente às
Relações Internacionais, ás ciências correlatas como ciências políticas e história, com
a articulação da tecnologia junto à comunidade.
CONTEÚDOS:
I – Matrizes clássicas do pensamento social, econômico, filosófico e político;
II – Análise do sistema capitalista segundo as perspectivas liberal, marxista,
socialdemocrata e neoliberal;
III – Herança colonial, escravista e patriarcal na formação social
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
MARCUSSO, Marcus Fernandes; VIEIRA, Lívia Carolina. Formação social, econômica e
política do Brasil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; CARTONI, Daniela Maria. Ética, política e sociedade.
Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
CARDOSO, Fernando Henrique. A arte da política: a história que vivi. 7. ed. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode
baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt[1]br.pdf.
3
Público
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
4
Público
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
5
Público
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual

 

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