PROJETO DE EXTENSÃO – Biomedicina
R$67.90
CURSO: |
BIOMEDICINA – BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – BIOMEDICINA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. |
- Description
- Reviews (0)
Description
CURSO: |
BIOMEDICINA – BACHARELADO |
COMPONENTE CURRICULAR: |
PROJETO DE EXTENSÃO I – BIOMEDICINA |
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE. |
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Biomedicina possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da disseminação do conhecimento adquirido no curso, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente, que são importantes para possibilitar uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as problemáticas ambientais da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de Biomedicina, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: processos e métodos físicos, químicos como suporte à Biomedicina; as diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, envolvendo ética e bioética, filosofia, sociologia, antropologia,
políticas públicas, gestão e deontologia; processos relacionados a saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nos processos laboratoriais (moleculares e genéticas, hemoterápicas e ambientais). Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura; Associações de Bairros; Associações Comerciais; ONGs; UBS; Hospitais; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos e Escolas. |
COMPETÊNCIAS: |
I – Realizar e interpretar análises clínico-laboratoriais seguindo padrões de qualidade e biossegurança, nos termos da legislação vigente;
II – Gerenciar e assessorar cientificamente laboratórios, indústrias, hospitais e demais instituições públicas ou privadas relacionadas à atuação profissional do biomédico; III – Atuar no desenvolvimento, na seleção e no controle de qualidade de metodologias, reagentes e equipamentos. |
PERFIL DO EGRESSO: |
O perfil do egresso do curso de Biomedicina idealizado pela IES proporciona a formação do Biomédico, generalista, humanista, crítico e reflexivo. A atuação no Programa de Sustentabilidade, demonstra as habilidades para atuar em todos os níveis de atenção à saúde e capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
Tomada de Decisão Planejamento e organização Análise e resolução de problemas |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
O objetivo da extensão universitária em Programa de Sustentabilidade do curso de Biomedicina, está relacionado a transferir para a sociedade os conhecimentos desenvolvidos no curso mediante projetos e ações de apoio na resoluação de diversas problemáticas, e com isso a possibilitadade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, utilizados na resolução dos problemas relacionados ao meio ambiente com interação aos conteúdos específicos de biomedicina estudos no curso, trazendo mais elementos para o desenvolvimento das habilitados do egresso. |
CONTEÚDOS: |
I – Ciências exatas aplicadas à Biomedicina: abordagens, processos e métodos físicos, químicos como suporte à Biomedicina;
II – Ciências humanas e sociais aplicadas à Biomedicina: as diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, envolvendo ética e bi |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
ATKINS, Peter. Físico-química: fundamentos. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
MEZZOMO, Lisiane Cervieri. Deontologia e Legislação. Porto Alegre: Grupo A, 2019. MARTY, Elizângela. Materiais, Equipamentos e Coleta: Procedimentos Básicos de Análises laboratoriais. São Paulo: Saraiva, 2014. |
RELATÓRIO FINAL: |
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS |
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
Reviews
There are no reviews yet.