PROJETO DE EXTENSÃO II – PEDAGOGIA

R$67.90

CURSO:
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
COMPONENTE CURRICULAR:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – PROJETO DE EXTENSÃO II – PEDAGOGIA
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE.
SKU: PEAD-145 Categorias: ,
Pague parcelado sem cartão com Mercado Pago
Ver carrinho

Descrição

CURSO:
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
COMPONENTE CURRICULAR:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – PROJETO DE EXTENSÃO II – PEDAGOGIA
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE.
 
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Pedagogia – Licenciatura possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da educação, promovendo condições e reflexões para otimizar a relação da comunidade com o ambiente natural e o ambiente construído, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente, que são importantes para possibilitar uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as problemáticas ambientais da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Fundamentos epistemológicos e sociológicos da educação; Educação Ambiental; Metodologias de ensino; Psicologia da Educação; Educação e diversidade; Pensamento científico.

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros.

COMPETÊNCIAS:
I – Executar técnicas básicas e aplicadas, em laboratório e em campo, no contexto educacional;

II – Instrumentalizar a comunidade escolar para a prática social crítica, emancipatória e transformadora;

III – Desenvolver produtos e processos de inovação científica, tecnológica e educacional.

PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Pedagogia – Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Sustentabilidade, demonstra as habilidades para atuar com consciência junto a transformação social por meio da educação, tornando o egresso um agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Tomada de Decisão
Planejamento e organização
Análise e resolução de problemas
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo da extensão no Programa de Sustentabilidade do curso Pedagogia – Licenciatura está relacionado a transferir para a sociedade os conhecimentos desenvolvidos no curso mediante projetos e ações de apoio na resolução de diversas problemáticas no âmbito da sustentabilidade, auxiliando a comunidade e potencializando o desenvolvimento do coletivo e a integração da escola com a comunidade.
CONTEÚDOS:
I – Fundamentos epistemológicos e sociológicos da educação;

II – Educação Ambiental;

III – Metodologias de ensino;

IV – Psicologia da Educação;

V – Educação e diversidade;

VI – Pensamento científico.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: os paradigmas do novo contexto empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento. Sociologia da educação. Porto Alegre: Sagah, 2018.

FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2015.

LONGAREZI, Andrea Maturano. Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas: Papirus, 2017.

RODRIGUES, Ana Maria. Psicologia da aprendizagem e da avaliação. São Paulo: Cengage, 2016.

VIANNA, Cláudia. Políticas de educação, gênero e diversidade sexual. São Paulo: Autêntica, 2018.

RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.

Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:

CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.

 

Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):

Avaliações

Não há avaliações ainda.


Seja o primeiro a avaliar “PROJETO DE EXTENSÃO II – PEDAGOGIA”